O Fato Publicidade 1200x90
22/09/2023 às 13h43min - Atualizada em 22/09/2023 às 13h43min

Alagoas é terceiro do Nordeste com mais atividades educacionais, aponta Ministério da Justiça

Entre os meses de janeiro e junho de 2023, foram relacionadas 35,1 mil atividades educacionais nos presídios alagoanos

Governo de Alagoas
Ações envolvem alfabetização, preparação para exames, cursos de qualificação ou projetos de leitura no cárcere
Regina Carvalho / Ascom Seris

O levantamento semestral da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) revela como o Governo de Alagoas e a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) levam, com sucesso, a educação para dentro do sistema prisional. Alagoas está entre os dez estados brasileiros e é o terceiro no Nordeste em atividades educacionais.

 

Entre os meses de janeiro e junho de 2023, foram relacionadas 35,1 mil atividades educacionais nos presídios de Alagoas. Essas medidas envolvem alfabetização, preparação para exames, cursos de qualificação ou projetos de leitura no cárcere. Em todo o país, foram identificadas 929 mil atividades educacionais.

 

O levantamento mostra que em Alagoas, no primeiro dia útil de junho de 2023, além das mais de 35 mil atividades educacionais ao longo do período, o estado contava com mais de 1,5 mil presos trabalhando e 177 atividades laborais e educacionais ocorriam simultaneamente.

 

Os dados Estatísticos do Sistema Penitenciário, no mesmo período de referência, mostra que a quantidade de livros nas bibliotecas em 30 de junho de 2023 no Brasil era de 1,5 milhão. Em Alagoas, foram identificados mais de 8,3 mil exemplares naquele mês, número que ganhará reforço importante com a arrecadação feita para o Projeto Livros que Libertam nas últimas semanas.

 

Isso porque, campanha que uniu esforços de setores público, privado e da sociedade culminou com a arrecadação de 22,8 mil livros. Todas as obras irão para o sistema prisional alagoano para reforçar as ações de educação implementadas pela Seris, abastecendo bibliotecas e pontos de leitura.

 

O 14º Ciclo de Levantamento de Informações Penitenciárias - relativo ao primeiro semestre de 2023 - destaca o aumento de 9,58% da oferta de atividades educacionais no sistema penitenciário brasileiro, além de 154.531 pessoas presas exercendo alguma atividade laboral.

 

A Senappen é um órgão federal integrado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp