O Fato Publicidade 1200x90
16/04/2024 às 12h18min - Atualizada em 16/04/2024 às 12h18min

Vacinação contra a febre aftosa é antecipada para abril

Alagoas vem obtendo um dos melhores índices de cobertura vacinal do Nordeste

Governo de Alagoas
Vacinação prossegue até o dia 30 de abril e não deverá ser prorrogada
Dorgival Junior / Ascom Adeal
 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) antecipou para este mês de abril a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos, seguindo determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A vacinação deverá ser concluída até o próximo dia 30, sem perspectiva de prorrogação. Já a declaração deve ser feita pelo criador na Adeal, até o dia 15 de maio.
 

A decisão, que atende a um pleito do Governo de Alagoas e das entidades que representam o setor produtivo do estado, possibilita que Alagoas possa avançar junto com os demais estados que já receberam a autorização do Mapa para migrar para a zona livre da febre aftosa sem vacinação em 2025, a exemplo de Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí. A medida também evita que Alagoas venha a ser penalizado com barreiras sanitárias com estes e outros estados, possibilitando a manutenção da livre circulação de animais.

Com a antecipação da primeira etapa da vacinação, a Adeal reforça que as lojas de revenda de produtos agropecuários cadastradas contam com estoque suficiente de imunizantes para atender à demanda dos criadores em todo o estado.

 

Diante da urgência, a Adeal orienta o criador a fazer a declaração o quanto antes pela internet, no site da Adeal ou nos Escritórios de Atendimento do Criador (EAC), além das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV). O prazo é até 15 de maio.

“É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando os animais e declarando na Adeal. É mais um esforço que estamos desempenhando para a conquista do status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação”, declarou Marco Albuquerque, presidente da Adeal.

 

A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, lembra que, nos últimos anos, o estado vem obtendo um dos melhores índices de cobertura vacinal do Nordeste. E isso só está sendo possível graças a uma atuação forte do Governo de Alagoas, que tem diálogo aberto com o setor produtivo.

"Esse é um esforço conjunto da Seagri, da Adeal e de todos os produtores para chegarmos à zona livre da aftosa sem vacinação, seguindo as estratégias pactuadas com o Ministério da Agricultura. A conquista do novo status sanitário vai impactar diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva e, sobretudo, nas relações comerciais do setor, uma vez que a agropecuária alagoana é muito importante para o crescimento do nosso PIB", acrescentou a secretária.

 

A antecipação da vacinação atende às normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, revistas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA) para ser executado em um período de dez anos, iniciado em 2017 e previsto para ser encerrado em 2026.

 

O PE PNEFA tem como objetivo principal criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp