O Fato Publicidade 1200x90
17/08/2023 às 16h16min - Atualizada em 17/08/2023 às 16h16min

Uncisal recebe visita do idealizador do Programa de Iniciação Científica no Brasil

João Aldésio Pinheiro Holanda conheceu a nova estrutura da universidade, com a qual mantém um laço afetivo

Governo de Alagoas
João Aldésio Pinheiro Holanda fez história na Iniciação Científica no Brasil
O idealizador do Programa de Iniciação Científica no Brasil, o professor e pesquisador João Aldésio Pinheiro Holanda, visitou a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) nesta quinta-feira (17). Na oportunidade, o atual avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conheceu as dependências da universidade com a qual tem uma relação afetiva: Luana Diógenes Holanda, sua filha, é professora da Uncisal há 20 anos.



“Conheci a Uncisal há 20 anos, quando Luana, minha filha, tomou posse na instituição. Nesse intervalo de tempo, posso afirmar que atualmente a estrutura da universidade está muito melhor”, disse João Aldésio, que é natural do Ceará. “Estou feliz pela acolhida que Alagoas e a Uncisal deram a minha filha. Ver esse carinho faz meu coração se encher de alegria”, acrescentou.

Durante a visita, o professor João Aldésio conheceu a nova estrutura da Uncisal. Foi recebido pela pesquisadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da Uncisal, Kristiana Mousinho; pela pró-reitora Estudantil, Liliane Toscano de Brito e equipe da Proest; e pela chefe do Centro de Cirurgia Experimental e Biotério (CCEB), Danielle Custódio.




João Aldésio Pinheiro Holanda fez história na Iniciação Científica no Brasil. Começou as atividades acadêmicas como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1968, no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica. Lá, ele promoveu o 1º Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, em maio de 1982.



“Foram seis meses de preparação para esse 1º Encontro, que foi um sucesso, com 92 trabalhos apresentados e resumos publicados nos anais do evento”, contou ele. “Comecei a fazer propaganda desse evento nas idas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq], em Brasília, que logo propôs o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica [Pibic], com a condição de realizar esses encontros que acontecem até hoje”, lembrou.

A ideia para a realização do Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC surgiu quando o professor e pesquisador João Aldésio percebeu que os relatórios produzidos pelos estudantes pesquisadores do CNPq não estavam sendo analisados. “Criei uma comissão de pesquisadores de cada centro da UFC para a análise de relatórios, mas alguns pesquisadores não se sentiam à vontade para analisar trabalhos de outra área. Foi quando surgiu a ideia de os estudantes pesquisadores apresentarem o trabalho para outros estudantes”, contou.




“Dei a minha contribuição a universidade e a pesquisa no Brasil”, afirmou João Aldésio que, mesmo depois de aposentado da UFC, continuou promovendo o Encontro na Universidade de Fortaleza (Unifor), chamado Mundo Unifor, onde ensinou pelo período de 10 anos. Atualmente, o professor e pesquisador é conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Química e acadêmico titular e vice-presidente da Academia Cearense de Química. 



João Aldésio Pinheiro Holanda Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (1967), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1968), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Ciência Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (1978), além de estágio de pós-doutorado (1979 e 1983) na Universidade de Nice (França). Tem experiência na área de química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotocatálise heterogênea, química de compostos de coordenação, química de dissulfóxidos, TiO2 e descontaminação ambiental.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp