18/11/2021 às 02h07min - Atualizada em 18/11/2021 às 02h07min

SAVIUM

Cia do Ballet Emília Clark em homenagem ao Professor Luiz Sávio de Almeida

Miguel da Conceição
Acervo do Ballet Emília Clark

SAVIUM
 

Por Miguel Conceição 
 

Em me propondo na desafiadora e gostosa tarefa de escrever, busco sempre daquilo que é do meu universo representativo e verdadeiro: assim as palavras saem correndo e dançando, como um bailado. E bailando na escrita, o texto flui, dança gostoso como um casal apaixonado dança uma música lenta, ou como o sentimento que dança um bailarino estreando o seu solo num palco. Agora imaginem, meu caros e poucos leitores, o quanto é gostoso para mim falar de pessoas e também daquilo que é que próprio do meu universo mais sensível: Dança e a pessoa do Professor Luiz Sávio de Almeida. E Maria Emília Clark, maga, feiticeira e bruxa dos palcos, acertou em cheio ao homenagear com dança esse outro grande bruxo da intelectualidade alagoana e brasileira.

O Professor Sávio de Almeida, com formação acadêmica inicialmente pela UFAL, fez mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Michigan(EUA), Doutorado em História pela UFPE, é daqueles intelectuais que sobrevoam o mundo colhendo conhecimento e volta para contribuir com seu povo daquilo que aprendeu. Esse voltar é o sentido de respeito e construção de uma sociedade mais justa e igualitária   observado em toda a sua vasta obra. E foi nesse contexto de disseminação do conhecimento, em um dos meus processos formativos como educador e como um aluno dele, que travei contato, o qual muito contribuiu com minha formação social e visão de mundo que possuo hoje.

O espetáculo SAVIUM, num prospecto memorialista, característica já consagrada da Cia do Ballet Maria Emília Clark, apresenta ao público um trabalho coreográfico que comunica com a vida e obra deste grande personagem alagoano, trazendo movimentos, sons, cores e sentimentos de uma gente forte e guerreira. E é assim que Emília Clark, sabendo ou não, presta homenagem não somente ao Professor e intelectual, mas a toda a nossa alagoanidade. Digo isso porque o historiador Luiz Sávio de Almeida fez de sua vida uma obra a serviço de seu povo, a serviço de sua gente alagoana.

 

SERVIÇO:

O QUÊ? Espetáculo de dança SAVIUM 

Ballet Maria Emília Clark

DURAÇÃO: 1h

QUANDO? 18/11, às 20h

VALOR? Gratuito

ONDE? Teatro Deodoro

 

“RELEASE

A Cia Maria Emília Clark apresenta a força do homem, do escritor, do pensador, do professor e do educador social Luiz Sávio de Almeida, nos 22 anos de trabalhos memorialistas no estado.

A bailarina Maria Emília Clark em parceria com as realizações da Semana do Teatro Deodoro, que confere os 111 desta instituição, com plenitude e atividades vastas, com a direção geral de Sheila Maluf e Alexandre Holanda (diretor artístico), neste ano de 2021, momento que marca também as atividades em meio a passagem do momento pandemia para os pós.

SAVIUM

É a uma obra técnica e artística, onde apresentaremos a vida e a obra do mestre, envolvido com uma gama de questões sociais, como a negritude, a indígena e decisivamente com o seu universo sensorial e escritos, voltados à igualdade de nosso povo, através de reflexões diárias em seu hj universo " Campus" e Blog, quase como um diário, um arcabouço de histórias do nosso povo, de nossa terra em evolução humanitária ad aeternum.

Um paralelo, a partir de sua entrevista, com a trilha sonora, apresentando a voz do mestre em passado, presente e ideias futuras, uma delicadeza em transportar suas dores, com a leveza de sua " gargalhada", denotando paz para as questões de vida do além mar, projetadas em diversos textos teatrais, em inúmeros livros, onde a essência dos seus dias é " beijar a terra onde vive", abraçar e transportar os limites sociais que porventura encontremos.”

 

FICHA TÉCNICA

Coreografia e direção artística de M.E.Clark;

 

Com trilha sonora: 

Michael Nyman, Phillip Glass, Milton Nascimento, Chico Buarque, Ivan Lins, Sérgio Santos, Batuques alagoanos, Batuques universais;

 

Edição de som: Laércio Leão;

 

Entrevista de Mônica Carvalho

 

Iluminação: Aldo Gomes

 

Bailarinos: Euller Lima, Renata Paiva, Felipe Alves, Jhenny Rotandaro, Bruno Borges, Natália Buarque, Lucas Alves, Luana Soares, Daniel Lanças, Kelly Mota, João Sabino, Júlia Miranda, Chrislayne Araújo.

Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp