O Fato Publicidade 1200x90
31/10/2023 às 20h59min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h59min

Unesco reconhece Penedo como Cidade do Cinema

Município alagoano passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Governo de Alagoas
Selo da Unesco reconhece o trabalho de cidades no desenvolvimento de projetos turísticos e culturais dentro do plano de desenvolvimento urbano
Agência Alagoas

O município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco, em Alagoas, foi incluído oficialmente nesta terça-feira (31), na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

De acordo com a Unesco, Penedo foi reconhecido pela categoria Cinema e também pelo seu forte compromisso em aproveitar a cultura e a criatividade como parte das suas estratégias de desenvolvimento e por apresentar práticas inovadoras no planeamento urbano centrado no ser humano.

 

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Mellina Freitas, o reconhecimento do município alagoano como Cidade Criativa é merecido e fruto de esforços coletivos. Ela acrescenta que o Governo de Alagoas, por meio da Secult, tem desempenhado um papel fundamental nessa jornada, colaborando estreitamente com a Prefeitura Municipal e a comunidade local para promover e preservar a herança cultural da região.

 

“Estamos comprometidos em continuar realizando, apoiando e incentivando iniciativas que fortaleçam a cultura local, a exemplo do Circuito Penedo de Cinema e do Festival de Música de Penedo, que fomentam a arte, a cultura e a economia criativa”.

 

O prefeito Ronaldo Lopes afirmou que a cidade está sendo apresentada para o mundo com o que tem de melhor, ao destacar a história, cultura e arte. Segundo ele, o selo da Unesco será convertido em oportunidades para projetos culturais, turismo, investimentos e, acima de tudo, no cinema, gerando emprego e renda à população.

“Este é o reconhecimento da criatividade do povo penedense, que estamos transformando na base de nosso desenvolvimento econômico. O intercâmbio e a troca de boas práticas com as cidades líderes mundiais na economia criativa inserem Penedo num grupo extremamente seleto que irá promover o audiovisual na cidade. Após a revitalização do antigo Cine São Francisco vamos reabrir o tradicional e hoje recuperado Cine Penedo, no dia 13 deste mês”.


 

Para o secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo, Jair Galvão, o título mostra o posicionamento do município como um destino turístico criativo, onde a cultura, história e arte são os grandes diferenciais competitivos.

 

"O selo confere uma credibilidade ao destino que, sem dúvidas, ajudará na captação de investimentos públicos, privados e multilaterais. Isto, associado às infraestruturas conquistadas, como a ponte Penedo-Neópolis, a ativação do aeroporto, anunciada pelo governador Paulo Dantas, e os novos projetos hoteleiros no Litoral Sul, irá alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade e região", disse Jair Galvão.

Assim, Penedo terá o papel de cooperar com os membros da Rede de Cidades Criativas para reforçar a sua resiliência face às ameaças em evolução, como as alterações climáticas, o aumento da desigualdade, bem como a rápida urbanização, prevendo-se que 68% da população mundial viva em áreas urbanas até 2050.


 

Com o reconhecimento, o município também foi convidado a participar da Conferência Anual da UCCN 2024, de 1°a 5 de julho de 2024, em Braga, Portugal, sob o tema “Trazendo a Juventude à mesa para a próxima década”.

 

No edital de candidatura da Unesco de 2023, apenas Penedo (cinema) e Rio de Janeiro (literatura) entraram na rede mundial pelo Brasil, que hoje passa a contar com 14 cidades na rede de cooperação internacional.

 

Cidades Criativas

 

Desde 2004, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece mundialmente o trabalho de cidades no desenvolvimento da economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro do plano de desenvolvimento urbano.

 

Com as últimas adições, a Rede conta agora com 350 cidades em mais de cem países, representando sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Multimedia e Música.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp