O Fato Publicidade 1200x90
19/07/2023 às 18h03min - Atualizada em 19/07/2023 às 18h03min

Seprev promove busca ativa e acolhe dependente químico em Arapiraca

Ação incluiu ainda sensibilização sobre os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas

Governo de Alagoas
Durante toda a noite, as equipes itinerantes, formadas por psicólogos e assistentes sociais, percorreram locais com grande concentração de dependentes químicos
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, na terça-feira (18), uma busca ativa noturna por dependentes químicos no município. A ação foi do Centro de Acolhimento de Arapiraca, trabalho que integra o cronograma de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev.



Durante toda a noite, as equipes itinerantes, formadas por psicólogos e assistentes sociais, percorreram locais com grande concentração de dependentes químicos, escutando as demandas desta população e apresentando a possibilidade de tratamento. A ação resultou no acolhimento de uma pessoa, que foi encaminhada para tratamento em uma das 33 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado.


Também foi realizada a sensibilização da população acerca dos riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas. Na oportunidade, foi apresentado o serviço de acolhimento voluntário oferecido de forma gratuita pelo Estado, por meio da Rede Acolhe, ressaltando a relevância do apoio profissional para quem deseja abandonar o vício de forma permanente.



“Na maioria das vezes, o dependente químico encontra-se em situação de grande vulnerabilidade social e a própria adicção faz com que se torne difícil a procura espontânea pelo tratamento, por isso a busca ativa é tão importante. Além disso, levar informação sobre os riscos do uso de substâncias psicoativas é a principal ferramenta para prevenir que mais pessoas sejam acometidas por este mal”, ressaltou o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo.


Quem tiver interesse em receber uma visita das equipes técnicas e solicitar o acolhimento para si ou para um familiar, basta ligar no número 0800.280.9390. O atendimento também pode ser feito de forma presencial em um dos Centros de Acolhimento, localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp