O Fato Publicidade 1200x90
19/07/2023 às 17h58min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h58min

Secretário Gino César é eleito vice-presidente da Abema no Nordeste

Gino César assume importante posição na luta pelo meio ambiente na região

Governo de Alagoas
Gino César afirmou que pretende estreitar laços entre as entidades associadas
Em um marco significativo para a preservação do meio ambiente no Nordeste do Brasil, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César Meneses Paiva, foi eleito como o novo vice-presidente e, portanto coordenador, da Associação das Entidades Brasileiras de Meio Ambiente (Abema) na região. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), em Brasília-DF, e representou um importante reconhecimento de seu compromisso e trabalho em prol da proteção ambiental e da oferta dos recursos hídricos.

 

A Abema é uma instituição de grande relevância para a promoção da sustentabilidade e conservação ambiental no país. Composta pelos representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente presentes nos 26 Estados e no Distrito Federal, reúne as 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações. A Abema ainda tem como objetivo principal o fortalecimento institucional do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNRH). Além disso, a entidade promove a participação da sociedade nos mecanismos de gestão ambiental e na articulação com os demais setores para viabilizar programas e projetos que contemplem o desenvolvimento sustentável.


Gino César, com vasta experiência na área de meio ambiente, já vinha se destacando por sua atuação à frente da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e agora, em seu novo papel como vice-presidente e coordenador da Abema no Nordeste, terá a oportunidade de ampliar ainda mais sua influência na implementação de políticas e ações voltadas para a proteção do meio ambiente na região, em especial o bioma Caatinga.

 

Ao ser eleito, Gino César afirmou que pretende estreitar laços entre as entidades associadas, promover a troca de conhecimento e boas práticas e fortalecer a atuação conjunta em projetos que visem à preservação dos recursos naturais e à conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

 

A região Nordeste do Brasil possui uma rica biodiversidade e enfrenta desafios significativos em termos de preservação ambiental, como o desmatamento, a desertificação e a escassez de recursos hídricos. Nesse contexto, a eleição de Gino César para a posição de vice-presidente representa uma oportunidade ímpar para fortalecer o combate a essas questões urgentes.

 

Com o secretário Gino César à frente da Abema no Nordeste, a expectativa é de que a cooperação entre diferentes atores envolvidos na preservação do meio ambiente seja fortalecida, promovendo ações efetivas e concretas que visem à conservação da biodiversidade e à promoção de um desenvolvimento sustentável na região.


 

A chapa eleita é composta por:

 

CONSELHO DIRETOR

 

Presidente - Mauren Lazzaretti / Mato Grosso

Vice-Presidente Executivo - Eduardo Taveira / Amazônia

Secretária Geral / Marjorie Kauffmann / Rio Grande do Sul

1º Secretária - Rafaela Camaraense / Paraíba

2º Secretário - Thomaz Miazaki / São Paulo

 

VICE-PRESIDÊNCIAS REGIONAIS

 

Norte - Marcello Lelis / Tocantins

Nordeste - Gino César / Alagoas

Centro-Oeste - Andrea Vulcanis

Sul - Valdemar Jorge / Paraná

Sudeste - Felipe Lopes / Espírito Santo

 

COORDENAÇÃO POR BIOMA 

 

Cerrado - Márcia Lima / Bahia

Mata - Atlântica Sheila Meirelles / Santa Catarina

Amazônico - Glicério Pereira / Roraima

Caatinga - Daniel Valente / Piauí

 

CONSELHO FISCAL

 

Titular - Vilma Freire / Ceará

Titular - Leonlene Aguiar / Rio Grande do Norte

Titular - Marco Antônio Lagos / Roraima

Suplente - Ana Luiza da Silva / Pernambuco

Suplente - Renato Brandão / Minas Gerais

 

Suplente - Phillipe Campello da Silva / Rio de Janeiro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp