O Fato Publicidade 1200x90
19/06/2023 às 16h35min - Atualizada em 19/06/2023 às 16h35min

Terreiro de Brincantes: exposição reúne obras de mestres da cultura popular alagoana

Mostra acontece na galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro e reúne 150 peças da arte popular alagoana

Governo de Alagoas
Exposição tem curadoria da arquiteta Cecília Rossê e montagem do artista plástico Persivaldo Figueiroa
A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e a Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) abrem nesta terça-feira (20), na galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro – anexo ao Teatro Deodoro –, a exposição “Terreiro de Brincantes: Tesouros da alagoanidade!”, que reúne 150 obras de mestres da cultura popular alagoana.



Com curadoria da arquiteta Cecília Rossê e montagem do artista plástico Persivaldo Figueiroa, a exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, e domingos e feriados, das 14h às 17h.



Além de ter o caráter de valorizar os fazedores de cultura popular, a exposição “Terreiro de Brincantes: Tesouros da alagoanidade!” também celebra os três anos do Focuarte. As peças expostas, que contam ainda com imagens registradas pelas lentes da fotógrafa Ducy Lima, fazem parte do acervo da federação.


“O Focuarte está chegando aos três anos com essa exposição, trazendo o rosto, o sorriso, o olhar, a magia, o encanto de quem realmente faz cultura em Alagoas, que mesmo sem dinheiro faz cultura e não espera por ninguém para fazer a nossa cultura acontecer. Nesse sentido, a exposição Terreiro de Brincantes será uma grande 'terreirada'”, explica João Lemos, coordenador geral da federação.



Para a diretora-presidente da Diteal, Sandra Menezes, a arte popular é viva, e todo bom nordestino, alagoano, tem essa cultura correndo nas veias. “Por isso, receber uma exposição como essa é para além de reafirmar nosso compromisso com a cultura popular e os fazedores de arte, e sim reafirmar a conexão com nossa identidade”, destaca.



A curadora Cecília Rossê ressalta que a exposição faz um convite para que os visitantes entrem no ‘terreiro’ e brinquem com a proposta da mostra. “Celebrando a cultura popular, nossos mestres e brincantes, o artesanato e os artesãos, a mostra traz fotografias dos participantes, indumentárias, objetos e memórias, destacando a expressão de alegria de cada um, em ser membro da família Focuarte”, defende.


A abertura oficial, que acontece às 19h30 desta terça-feira, vai contar com apresentações culturais como o tradicional boi e forró, além do sabor tradicional das comidas típicas alagoanas.



“Celebrar o folclore e nossos mestres da cultura popular é reverenciar nossa identidade cultural, é celebrar nossa arte raiz, é reverberar nossa capacidade de fazer e manter viva a nossa história”, destaca o gerente artístico-cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

 

SERVIÇO:

Exposição "Terreiro de Brincantes: tesouros da alagoanidade!"

Abertura: terça-feira (20)

Período de exposição: 20/06 a 20/07

Horário: 19h30

Local: Complexo Cultural do Teatro Deodoro, Maceió-AL

Entrada gratuita


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp