O Fato Publicidade 1200x90
12/06/2023 às 20h11min - Atualizada em 12/06/2023 às 20h11min

Diteal fecha semana em comemoração à Semana do Meio Ambiente com saldo de público positivo

Cerca de 2 mil pessoas participaram das atividades no Complexo Cultural Teatro Deodoro ao longo dos seis dias de programação

Governo de Alagoas
Complexo Cultural Teatro Deodoro promoveu diversas atividades, ao longo dos seis dias de programação na Semana do Meio Ambiente
Um sucesso. Esse foi o balanço feito pela Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), a organização da Feira Agroecológica Novo Jardim e todos os envolvidos na produção das comemorações em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas passaram pelos espaços que compõem o Complexo Cultural Teatro Deodoro das quais destes cerca de 1.300 foram alunos da rede pública de ensino.


A feira agroecológica ficou montada no pátio externo do Teatro Deodoro, mas a programação também envolveu visitas guiadas pelas exposições na galeria de artes visuais, assim como atividades nos teatros de Arena Sérgio Cardoso e Deodoro.

  

A programação teve início na segunda-feira (5) e seu encerramento no último sábado (10), unindo conscientização, arte, comercialização de produtos saudáveis e muita troca de experiências ao longo dos 6 dias de atividades. “Quando juntamos arte, natureza e gente, dá certo, e assim foi a Semana do Meio Ambiente, comemorada pela Diteal com muita poesia, roda de conversas, produtos sustentáveis e orgânicos como  teatro, dança, peças, oficinas e muita gente que circulou por nossos espaços”, disse Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

 

“Tivemos crianças de escolas públicas e muita gente de todas as idades, uma verdadeira comunhão com a diversidade. Essa é a missão do Governo Paulo Dantas,  chegar a todos”, completa a gestora da Diteal.

 

Público-alvo

Apesar de ser aberta a toda população, a Semana do Meio Ambiente tinha como público-alvo alunos da rede pública de ensino, já que uma das ideias sempre foi que o evento fosse um vetor pedagógico, promovendo o aprendizado dos alunos e também do público, mas tendo a arte como suporte.



As pessoas que passaram pelos espaços, além de terem contato com uma gama bem diversa de atividades e apresentações culturais, também tinham à disposição a comercialização de produtos saudáveis, que são oriundos da agricultura familiar, uma vez que a feira em sua essência tem o escoamento dessa produção como um de seus princípios.



Josival Oliveira, um dos organizadores da feira, enxerga que uma programação tão diversa como a que ocorreu só é possível através da união de forças, como a parceria da feira com a Diteal.  “Esse é nosso segundo momento, já que tivemos uma primeira experiência de parceria no aniversário de 112 anos do Teatro Deodoro. O que vejo é que durante essa semana, conseguimos ter a resposta das pessoas, alunos, professores, artistas e público em geral,  juntando todos os elementos. Mostramos uma grande força, potencial de poder proporcionar para a sociedade discussões que levem para a preservação do meio ambiente e isso só foi possível através dessa parceria que deu muito certo”, destacou Oliveira.


Sustentabilidade e valorização da cultura

Diana Aleixo é outra integrante da organização da Feira Agroecológica e conta que não é e nem foi fácil reunir a gama de artistas para a comemoração. “Para montar uma programação como essa, temos que ter em mente quais artistas dialogam com a proposta e, assim, a gente poder fazer essa troca, de falar sobre sustentabilidade, mas poder valorizar os símbolos da cultura alagoana. Tivemos palestra, muita música, mas é importante frisar que buscamos trazer os precursores dessa cultura, como Mestra Dona Benedita, Télma César, e os novos nomes, como a Poesia Musicada no Pandeiro”, destaca Diana.



O artista Fernando Rosendo ou MC Tribo foi um dos participantes da Semana do Meio Ambiente, ministrando uma roda de conversa sobre a cultura Hip Hop, mas aproveitou o momento para fazer o que sabe de melhor, que é cantar e mandar o seu recado contundente sobre a realidade que vive, através da música. “Estar aqui na feira, fazer parte desse evento cultural para mim é de fundamental importância porque o Hip Hop está inserido em vários outros espaços e aqui não é diferente. O fato de o Teatro Deodoro ter aberto as portas para que a feira acontecesse e aberto as portas para o Hip Hop, coco e tantas outras expressões culturais se fizessem presentes é muito importante para nós artistas”, destacou Fernando Rosendo.


Para que tudo desse certo, foi importante ainda o trabalho exercido por toda a equipe da Diteal, desde o administrativo até a equipe técnica, passando pelos estagiários .

 

“Que semana feliz de realizações foi estar em mais uma parceria com a Feira Agroecológica Novo Jardim, desta vez para promover a Semana do Meio Ambiente do Teatro Deodoro. Isso nos proporcionou momentos memoráveis em forma de arte, integração com os produtores agrícolas dos assentamentos de Alagoas, troca de informações e aprendizados sobre questões diversas sobre o meio ambiente, além da visitação de mais de 1.300 alunos da rede pública de ensino”, finalizou Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp