O Fato Publicidade 1200x90
12/06/2023 às 19h01min - Atualizada em 12/06/2023 às 19h01min

Governador assina decreto que cria o 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar

Ao lado do corregedor nacional de Justiça e do presidente do TJ-AL, Dantas também assinou o decreto que muda a estrutura da Ouvidoria do Poder Judiciário do estado de Alagoas

Governo de Alagoas
Decretos foram assinados no gabinete do governador, durante visita do corregedor nacional de Justiça e do presidente do TJ-AL
Na presença do titular da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Salomão, e do presidente do Tribunal de Justiça do estado de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fernando Tourinho, o governador Paulo Dantas assinou, na manhã desta segunda-feira (12), dois decretos relativos à estrutura judiciária estadual: Um, que cria mais um instrumento de combate à violência doméstica e em defesa das mulheres, e o outro, que modifica a estrutura da Ouvidoria do Poder Judiciário.


No primeiro decreto, que veio no sentido de fortalecer ainda mais a política de defesa da mulher, o governador transformou a 2ª Vara Criminal da Capital em 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, com competência cível e criminal.

 
“Sempre tivemos uma boa relação com os demais poderes e entendemos que estes dois decretos são importantes para o Judiciário alagoano. Um deles cria mais um espaço de acolhimento à mulher, onde ela pode ter certeza que seus direitos estão garantidos, e de combate à violência doméstica. Alagoas é um dos estados que mais investem em mecanismos de combate [à violência doméstica] e de acolhimento [às vítima]. Nossas Cisps possuem a Sala Lilás, temos a Patrulha Maria da Penha e nossas delegacias. Tudo para que a mulher se sinta protegida e acolhida por nós. Seguiremos avançando na garantia dos direitos individuais, coletivos e sociais de todos os alagoanos”, disse o governador Paulo Dantas.


Já o segundo decreto altera o Art.261, da Lei Estadual nº 6564, que dispõe sobre a Ouvidoria do Poder Judiciário alagoano. Agora a Ouvidoria será exercida por um magistrado, de preferência um desembargador, cuja escolha e atribuições serão regulamentadas por meio de resolução editada pelo plenário do Tribunal de Justiça.


O ministro Luís Salomão parabenizou o Governo de Alagoas e o Tribunal de Justiça pelas iniciativas e destacou a agenda positiva que cumpre no estado. “Uma grande iniciativa de combate à violência doméstica. O Judiciário tem se empenhado em criar meios de coibir e também de punir aqueles que são acusados. E o outro, uma importante mudança, pois põe um magistrado para atuar na Ouvidoria e, com um olhar mais técnico e aprofundado poderá agir da melhor maneira para construirmos um judiciário mais eficiente”, destacou.

 

O ministro Luís Salomão está em Alagoas para realizar a inspeção ordinária do CNJ no Tribunal de Justiça, cujo objetivo é verificar o funcionamento de unidades administrativas e judiciárias, contribuindo para a melhoria dos serviços.

 

Também participaram do encontro o deputado Bruno Toledo, representando a Assembleia Legislativa, as secretárias Renata Santos (Fazenda), Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Gabriel Albino (Planejamento) e o secretário Vitor Pereira (Governo). O juiz Hélio Praxedes, presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), também participou da solenidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp