O Fato Publicidade 1200x90
05/05/2018 às 16h22min - Atualizada em 05/05/2018 às 16h22min

Renan Filho entrega Eixo Viário do Quartel em Maceió

Tnh1

Eixo Viário Oscar Fontes Lima (Quartel) foi inaugurado na manhã deste sábado (5) durante solenidade que aconteceu no trecho que corta o 59º BIMTz. Porém, os motoristas maceioenses devem esperar até o fim desta tarde para começar a trafegar pela pista que promete ser um "plano b" ao caos da Avenida Fernandes Lima.

É neste horário que o governo pretende entregar o eixo viário totalmente desbloqueado à gestão da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que avisa: nos primeiros dias, apenas o trecho entre a entrada da Super Pizza do Farol e a Avenida Rotary será liberado. A informação é do assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

 

Governador Renan Filho lamentou atraso no outro eixo, que cortará o Cepa

FOTO: WAGNER MELO

Na cerimônia, que reuniu moradores, lideranças comunitárias e políticos, o governador Renan Filho (MDB) afirmou que a obra é muito importante na área de mobilidade urbana. "As pessoas querem, a cada dia, perder menos tempo no trânsito para ter mais tempo em casa, com a sua família e no seu trabalho. De maneira que o cidadão seja mais produtivo e tenha um melhor convívio familiar", destacou.

 

Ele também falou sobre o Eixo Cepa, "que vai fazer a mesma coisa do outro lado da Avenida Fernandes Lima" e deve ser concluído nos próximos meses. Esta obra começa na Ladeira do Teobaldo, no bairro da Cambona, e segue até o antigo Hiper do bairro da Gruta de Lourdes.

Renan Filho disse que esperava entregar o Eixo Cepa no mesmo dia que o do Quartel, no entanto, divergências entre o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) relativas à licença ambiental paralisaram a obra durante quatro meses. 

 

Governo inaugura Eixo Viário do Quartel

FOTO: WAGNER MELO

O governador garante que as diferenças foram superadas. "Nós já resolvemos, chegamos a um denominador comum e eu espero que ainda neste mês de maio, até a primeira quinzena, o Ibama dê a autorização definitiva para a gente cortar aquela área dentro do Ibama que é fundamental para o Eixo Cepa. É quase um quilômetro e meio de rodovia sendo construído naquela área para desafogar o trânsito do outro lado da Fernandes Lima", reforçou. 

 

Renan Filho assegurou que o Eixo Cepa está quase pronto. Se não chover, em quatro meses ele deve ser inaugurado. Mas, se os meses de julho e agosto forem chuvosos, a entrega fica para o fim deste ano. Feitos com recursos próprios do Estado, os dois eixos tiveram investimento de R$ 18 milhões. 

Trajeto

O Eixo Viário Oscar Fontes Lima começa na rua Marieta Lages, na entrada da Super Pizza, e segue até a rua Abelardo Pontes Lima, que passa pelos fundos da Algás, próximo ao Wallmart - antigo supermercado Hiper Bompreço.

Para compor os 10 quilômetros de via, foi preciso conectar ruas já existentes e readaptá-las ao novo trajeto. Como parte da execução da obra, foram realizados serviços de recapeamento em 31 ruas e ainda a implantação de três novas vias: uma por trás do Quartel - denominada por decreto Avenida Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, a segunda em um espaço desapropriado que corta o Hospital do Açúcar e por fim um trecho entre a rua Marieta Lages e antiga rua Goiás.

Toda operacionalização do percurso ficará sob responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que orientará os motoristas e pedestres sobre o trajeto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp