O Fato Publicidade 1200x90
31/10/2023 às 21h09min - Atualizada em 31/10/2023 às 21h09min

Alagoas faz história nos JEB's com medalhas no atletismo, judô, ginástica rítmica e karatê

Com conquistas nos Jogos Escolares Brasileiros, dois atletas se classificaram para Sul-Americano de Atletismo no Chile

Governo de Alagoas
Alagoanos conquistam primeiras medalhas nos JEB´s
Ana Paula Lins/ Ascom Seduc

Alagoas fez história na primeira semana de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem em Brasília até o próximo dia 9 de novembro. Com a presença de mais de 6 mil estudantes atletas de todo o Brasil, na faixa etária de 12 a 14 anos. Foram 16 medalhas nas modalidades judô, karatê, xadrez, atletismo e ginástica rítmica, sendo que dois ouros no atletismo garantiram a classificação para o Sul-Americano Escolar que acontece no Chile, em dezembro. 

Destas 15 medalhas, são 7 bronzes no judô, 1 bronze no karatê, 1 ouro na ginástica rítmica por equipe, 1 bronze no xadrez em dupla e 3 ouros, 1 prata e 2 bronzes no atletismo..


No atletismo, a equipe alagoana conseguiu um feito histórico, com os ouros conquistados por Maísa Silva, da Escola Municipal Santa Sofia, de Coruripe, campeã do pentatlo; Saulo Ahsley, do Centro Educacional Neto Vasconcelos, de Murici, 1º lugar nos 150 metros rasos e Johnata Vinicius da Silva Moura, da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, de Maceió, campeão do salto em distância.


O resultado de Bruna no pentatlo encerrou uma espera de 17 anos para Alagoas, enquanto o salto de 6,23 metros de Johnata fez dele o primeiro alagoano a conquistar o ouro nessa modalidade no Brasileiro Escolar. Treinados pela ex-atleta olímpica Bruna Farias, que comanda o Instituto Bruna Farias, ambos se classificaram para o Sul-Americano Escolar que ocorre no Chile.


DESEMPENHO

O chefe da delegação alagoana, Paulo Buarque, e o presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido, fazem uma avaliação positiva deste primeiro bloco de competições. “Os JEBs são a porta aberta para o desporto escolar e desta competição saíram muitos campeões olímpicos. Nossos atletas estão de parabéns, trazendo medalhas para Alagoas e mostrando o esporte como ferramenta de transformação”, destaca Paulo. “Este é o terceiro ano consecutivo da participação alagoana agregando valores de educação e esporte. Os resultados conquistados até aqui são expressivos, mas a conduta de nossa delegação nos orgulha ainda mais”, afirma Irã.


Os JEBs são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Governo Federal. A delegação alagoana conta com 245 integrantes.


Confira abaixo a lista dos alagoanos que conquistaram medalhas na primeira semana dos JEBs:


Judô

- Luiz Rodrigo Máximo Torres -Escola Estadual Mário Broad, Maceió – bronze na categoria – 44kg ;

-Thiago Moreira Alves - Colégio Intensivo, Maceió – bronze na categoria - 48kg ;

- Carlos Sandes - Centro Educacional Novo Alvorecer, Rio Largo- bronze na categoria -40kg;

- Maieny Laura Jatineli – Escola Municipal Afrânio Salgado Lages, São Miguel dos Milagres, bronze na categoria -40kg;

-Macieli da Silva Cirilo - Escola Municipal Santa Luzia de Siracusa, Santa Luzia do Norte- bronze na categoria -44kg ;

- Nicole Cunha – Escola Estadual Mário Broad, Maceió- bronze na categoria- 48kg ;

- Sávio Tharcio Lourenço – Colégio Rui Barbosa, Maceió – bronze na categoria -36kg;


Atletismo

Maiza Silva da Conceição - Escola Municipal Santa Sofia, Coruripe – ouro no pentatlo;

Johnata Vinicius da Silva Moura – Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, Maceió- ouro no salto em distância;

Saulo Ahsley Soares de Freitas- Centro Educacional Neto Vasconcelos, Murici - ouro nos 150 metros rasos;

Rudson Vicctor Isidorio dos Santos- Escola Municipal de Educação Básica Hevyton Alves Possidônio, Feliz Deserto- bronze no salto em altura;

Natataly Celestono da Silva- Escola Municipal José Cursino dos Santos, Jequiá da Praia- bronze nos 150 metros rasos ;

Júlia Lavínia – Centro Educacional Neto Vasconcelos, Murici – prata no lançamento de dardo;


Ginástica Rítmica

Ouro na por equipe na Série Bronze


Xadrez

Bronze com a dupla Laura Sophia Gomes Barbosa, do Colégio Edson Monteiro, Maceió e Cláudia Manuelly Soares Santos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar -Unidade Agreste (Arapiraca);


Karatê

-Ytalo Fabrício da Silva Santos- Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá – São Miguel dos Campos – bronze na Categoria Kumite, +63kg.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp