O Fato Publicidade 1200x90
15/09/2023 às 16h10min - Atualizada em 15/09/2023 às 16h10min

Governo inaugura Grupamento do Corpo de Bombeiros em União dos Palmares

Nova unidade vai contar com 60 militares e atender uma população de mais de 200 mil pessoas em 12 municípios da Zona da Mata

Governo de Alagoas
Novo grupamento teve o seu contingente ampliado de 40 para 60 militares
Fabia Assumpção / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas entregou, na manhã desta quinta-feira (14), a nova sede do 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), localizado no município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana.



A secretária-chefe do Gabinete Civil, Roseane Vasconcellos, representou o governador Paulo Dantas na solenidade de inauguração, e destacou a importância do grupamento não só para União dos Palmares, mas para todos os municípios da região. "União mais uma vez sendo agraciada pelo governo do Estado com obras estruturantes que vão ajudar muito a população da região com todos os serviços do Corpo de Bombeiros", disse Roseane.

 

A secretária ressaltou que além do aporte financeiro e aquisição de equipamentos pelo Estado, houve o apoio decisivo da Prefeitura de União dos Palmares para encontrar a área para instalação da nova sede do grupamento, para que a sociedade e os militares da corporação possam ter um local adequado para desempenhar suas atividades.  "Esse é um governo que investe em todos os municípios e a parceria com os municípios é muito importante", afirmou Roseane Vasconcellos.

A nova sede do 3º  Grupamento do CBMAL ocupa um prédio que pertencia ao Departamento de Estrada e Rodagens (DER), que foi totalmente reformado e ampliado para atender a todas as necessidades operacionais dos bombeiros. "Pará nós, hoje é um dia especial, porque estamos presentes nessa região desde 2015. Mas, percebemos que era preciso melhorar nossas instalações físicas", explicou o comandante-geral do CBMAL, coronel Jacques Wobeck." Com ajuda do prefeito de União dos Palmares, descobrimos essa área  para ampliar nossa sede e adquirimos novos equipamentos para atender o povo dessa região", acentuou.




O 3º GBM oferecerá os serviços de combate a incêndio, contará com equipes de salvamento aquático, do Curso de Resgate a Áreas Inundadas (CRAS), prevenção de acidentes, atendimento pré-hospitalar e demais salvamentos tanto para a cidade de União dos Palmares, como municípios vizinhos: Branquinha, Murici, São José da Laje, Ibateguara, Santana do Mundaú, Colônia Leopoldina, Flexeiras e Joaquim Gomes.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, informou que, além do aporte de cerca de R$ 500 mil para reforma e ampliação da nova sede do grupamento, foram investidos quase R$ 3 milhões em aquisição de novos equipamentos. "Essa região envolve 12 municípios, envolvendo uma população de mais de 200 mil pessoas, por isso a importância da presença desse grupamento dos Bombeiros na região", observou o secretário, adiantando que serão incorporados ao Corpo de Bombeiros mais 120 soldados e 18 oficiais aprovados no último concurso público.

O comandante do 3° Grupamento do CBMAL, major Johnattan, disse que a presença do Corpo de Bombeiros é importante não só para diminuir o  tempo resposta de chegar ao local  de acidentes, mas principalmente pelo  tempo de atendimento às vítimas, para que possam chegar às unidades de saúde ainda com vida. "Nessa região as ocorrências mais comuns são os acidentes de trânsito na BR, com vitimas presas às ferragens, seguido de incêndios em residências, muito comum na região, provocados por curto-circuito", explicou o comandante, acentuando que também é  muito comum ocorrências relacionadas à queima na mata e pessoas que se perdem em trilhas nas matas da região e precisam ser resgatadas.

 

Já o prefeito Areski Freitas apontou a importância da nova sede do grupamento, que antes funcionava numa casa alugada. "Ficamos muito felizes de participar da construção dessa nova sede do Corpo de Bombeiros, que está presente no município desde 2015. Hoje não podemos pensar União sem o Corpo de Bombeiros, corporação que há séculos trabalha para salvaguardar vidas", enfatizou o prefeito.

 

“Há anos estávamos necessitando do serviço do Corpo de Bombeiros na cidade de União dos Palmares. Temos aqui a Serra da Barriga, patrimônio histórico que precisa ser preservado e, numa situação de necessidade, a ação imediata e competente diminui os danos de um incêndio. E agora temos aqui um espaço equipado e preparado para que vocês possam exercer o que se propõem, que é salvar vidas”, afirmou o prefeito.

Estatística



União dos Palmares foi escolhida como sede com base em dados estatísticos do Comando Operacional de Bombeiros do Interior, percebendo um número crescente de ocorrências naquela região, decorrente principalmente porque é uma das mais afetadas pelas enchentes do Rio Mundaú.



Estrutura

 

O novo grupamento do Corpo de Bombeiros também teve o seu contingente ampliado de 40 para 60 militares, e tem  equipamentos de última geração.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp