O Fato Publicidade 1200x90
19/07/2023 às 18h18min - Atualizada em 19/07/2023 às 18h18min

Alagoas marca presença em imersão educacional promovida pelo Consed na Europa

Secretário executivo da Educação visita instituições para troca de experiências sobre os modelos de avaliação educacional adotados na França e na Holanda

Governo de Alagoas
Secretários brasileiros puderam conhecer o sistema de avaliação educacional francês
Secretários estaduais de Educação de todo o país encerraram, no último final de semana, uma imersão educacional na Europa. Denominada “Juntos pelo direito de aprender”, a iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) proporcionou uma grande troca de experiências entre Brasil, França e Holanda, visando ao aprimoramento das avaliações nacionais realizadas nas escolas públicas brasileiras. Alagoas esteve representada pelo secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Adaelson Correia, que, durante o encontro, também pôde compartilhar as boas práticas em educação do Governo de Alagoas.

 

“Foi, sem dúvida, muito gratificante conhecer experiências exitosas desenvolvidas em outros países cujos índices educacionais saltam aos olhos. Nosso intuito é replicar, em Alagoas, o que deu certo nesses países, para que continuemos a fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na rede estadual e, portanto, garantir cada vez mais oportunidades para os nossos estudantes”, disse o secretário executivo.

 

Iniciando a agenda na França, em Paris, os secretários brasileiros puderam conhecer o sistema de avaliação educacional francês. Em visita ao Ministério de Educação da França, os secretários tiveram a oportunidade de conversar com o diretor de Relações Internacionais, Nicolas Marques, sobre possibilidades de parceria com instituições francesas para formação de professores e intercâmbio de estudantes, além de conhecer o sistema de ingresso no ensino superior, as estratégias para reforma do Ensino Médio local e as avaliações das práticas docentes.


Partindo para os Países Baixos, a comitiva dos gestores também esteve na Holanda para visitar o Cito Institute, uma das maiores referências em avaliação em larga escala do mundo. Na ocasião, os brasileiros puderam discutir técnicas e metodologias de avaliações somativas e formativas.



O intercâmbio foi concluído numa visita à Escola Haarlemmermeer Lyceum, onde a comitiva se reuniu com representantes do Ministério da Educação dos Países Baixos e com o embaixador do Brasil no país, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. O momento foi de apresentação do sistema educacional holandês, com palestras sobre gestão, currículo, avaliação, formação de professores, educação infantil e desenvolvimento de competências.



*Sob supervisão


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp