O Fato Publicidade 1200x90
22/01/2019 às 16h47min - Atualizada em 22/01/2019 às 16h47min

CARAS PINTADAS E MCCE-AL SOLICITAM A CRIAÇÃO DA CPI DA BRASKEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ

A Redação
O Fato
O FATO E DEFESA CIVIL
Na manhã desta terça-feira dia 22 de janeiro de 2019, a Coordenação Nacional do Movimento Caras Pintadas, entraram com uma representação na Câmara Municipal de Maceió, solicitando a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar a verdade dos fatos referente a suposta culpa da BRASKEM, nos eventos acontecido no bairro do Pinheiro, além dos acidentes ocorridos desde a instalação da indústria em Maceió.


Entenda o caso:
Um tremor de terra em 2018 abalou estrutura de centenas de casas e milhares estão ameaçadas, podendo provocar milhares de mortes com o afundamento em um gigantesco abismo ou um terremoto de maior proporção. Especialistas acusam a extração de salgema por parte da indústria Braskem que a dezenas de anos vem explorando esse recurso natural em abundancia no território da cidade de Maceió. Nos EUA, no estado do TEXA vem sofrendo vários abalos sísmico ocasionado pela extração de Petróleo, deixando gigantescos túnel subterrâneo, provocando o afundamento e abalos sísmicos na região.
Segundo os profissionais, trata-se de um "acomodamento perigoso de camadas das terras de superfície ocasionado por retirada da salgema, uma substância química semelhante à soda cáustica”. Eles afirmam que a ação executada pela empresa ao longo de décadas, teria provocado grandes ocos nas camadas profundas, resultando em desabamentos no subsolo. Um desses profissionais afirma que, em 1985, o professor e cientista Rogério Pinheiro, ex-reitor da Universidade Federal de Alagoas, afirmou em sala de aula que essa retirada contínua de salgema acabaria causando um grande terremoto em Maceió, prevendo que isso ocorresse em 2015. A insensibilidade do Prefeito Rui Palmeira é algo monstruoso, em não tomar medidas emergenciais e responsabilizar os supostos responsável por essa tragédia que pode acontecer a qualquer momento. “Monstruosidade é em baixo de residências onde moram milhares de pessoas fazerem esse tipo de túnel gigantesco, ameaçando a vida de uma população, precisamos esclarecer esse caso e acabar com o fim da lei do silêncio que hoje tomam conta deste triste caso”; desabafa Raudrin de Lima, Coordenador Nacional do Movimento Caras Pintadas”. “Queremos a verdade, basta de ocultar o que está acontecendo; temos a certeza que a Presidência da Câmara Municipal vai instaurar essa CEI, e encontrar a verdade que todos maceioenses querem saber, basta de ocultar a verdade, pois milhares de vidas estão aterrorizadas”, conclui Fernando CPI, Coordenador em Alagoas do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral. Com o Plano de Contingência, fica claro que algo catastrófico está pra acontecer e a sociedade precisa de explicações sobre esse terrível fato que amedronta o povo de Maceió.  

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp