O Fato Publicidade 1200x90
03/03/2018 às 18h57min - Atualizada em 03/03/2018 às 18h57min

VEJA VÍDEO: Tremor de terra deixa maceioenses em pânico

Fenômeno, até o momento sem explicação, atingiu o Farol, Serraria, Bebedouro, Pinheiro, Jatiúca, Cruz das Almas e Mangabeiras

O Fato com Gazetaweb e Agências de Notícias
Gazetaweb

Um tremor de terra registrado por volta das 14 horas deste sábado, 3, deixou em pânico moradores de diversos bairros de Maceió. Os relatos indicam que o fenômeno, até o momento sem explicação, atingiu ruas do Farol, Serraria, Bebedouro, Pinheiro, Jatiúca, Cruz das Almas, Feitosa e Mangabeiras.

Uma dona de casa, que pediu anonimato, moradora da rua Euclides José Leite, no Pinheiro, dormia na sala de casa quando acordou assustada, com as portas tremendo. Ela também sentiu o chão balançar e foi até a rua, onde os vizinhos também estavam atordoados.

"Um vizinho me contou que uma mulher desmaiou de susto", contou. "Pensei que estava sonhando, mas foi algo tão verdadeiro que me assustou", afirmou. Em todos os locais atingidos, moradores estavam fora de suas casas, sem saber o que ocorreu e com medo de novos tremores. Prédios foram evacuados.

Na rua Travessa da Lira, também no Pinheiro, os moradores do edifício Saint Tropez sentiram um tremor muito forte, e tiveram a sensação de que o prédio iria cair. Eles desceram rapidamente. 

 

Os moradores permaneceram na rua depois do susto 

FOTO: LARISSA GOMES

 

 

Segundo o morador Tony Verçosa, alguns utensílios da cozinha caíram no chão e ele chegou a pensar que o problema era na estrutura do prédio, quando percebeu que tinha sido na rua inteira. Os vizinhos dele também deixaram suas residências.  

Durante os momentos de tensão, Dona Jacilda, vizinha de Tony, passou mal, pois sofre de pressão alta e o susto foi muito grande.  

Outro ponto afetado foi a rua Professor Mário Marroquim Pinheiro, no Farol, onde uma cratera se abriu em frente à igreja Menino Jesus de Praga e muitos moradores estavam na rua ainda assustados.  

O engenheiro de minas, Paulo Cabral, explicou as possíveis causas do tremor de terra, em entrevista a Oscar de Melo, na Rádio Pajuçara FM Maceió. Segundo o especialista, entre as causas prováveis estão falhas geológicas de pequeno porte ou acomodação de terra. 

Cabral acredita que, apesar do susto e das rachaduras nas residências, o abalo sentido pelos moradores de bairros como Pinheiro e Bebedouro deve ter sido de pequena magnitude. "Se formos verificar um tremor desse, não seria nem classificado na escala Richter [escala que mede intensidade de abalos sísmicos]. Foram acomodações [de terra], e podem ser também devido a algumas falhas geológicas, imperceptíveis até no mapa", explicou. 

O especialista falou ainda infiltrações provocadas pela chuva também podem colaborar para o fenômeno. Vale lembrar que o sábado amanheceu com chuva forte na capital, com volume seis vezes maior do que o esperado, segundo a Defesa Civil da capital. 

"As infiltrações em função da intensidade de chuvas recentes, pois lembando que está chovendo desde dezembro de forma mais intensa, com eventos de deslizamentos e desmoronamentos de terra e muitas vezes trazem residências", ressaltou Cabral.  

 

Cratera em frente à Igreja Menino Jesus de Praga 

FOTO: LARISSA GOMES

 

 

"Estava almoçando com a minha família, quando tudo começou a tremer. Foram cerca de 3 segundos, mas foi assustador, viemos para a rua", contou Geraldo Freire.  

O Corpo de Bombeiros estava presente no local. A capitã Ana Carla informou que não houve feridos, apenas algumas casas que abriram rachaduras. Ela contou à Gazetaweb que a Defesa Civil vai procurar pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para descobrir a causa do fenômeno.

A Prefeitura de Maceió já acionou o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que é coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, para avaliar a intensidade, o impacto e possíveis desdobramentos do tremor.

Após confirmar o abalo na capital, todas as secretarias municipais entraram em estado de atenção e plantão permanentes, coordenados pela Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 0800 030 620

Morador relata rachaduras durante o tremor

Morador posta vídeos em rede social mostrando fissuras registradas em sua casa, durante o tremor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp