O Fato Publicidade 1200x90
17/08/2023 às 16h14min - Atualizada em 17/08/2023 às 16h14min

Comunicação Anticapacitista é o tema da 2ª Edição AL Ciclo Tendências & Soluções

Governo de Alagoas traz jornalistas Flávia Cintra e Jéssica Paula, na próxima quarta-feira (23)

Governo de Alagoas
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) vai discutir com jornalistas, relações públicas e publicitários as melhores formas de promover uma comunicação inclusiva, no 2º AL Ciclo Tendências & Soluções. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (23), às 15h30, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

 

Para debater o tema Comunicação Anticapacitista, estão confirmadas as presenças das jornalistas Flávia Cintra, do Fantástico, e Jéssica Paula. Ambas são deficientes físicas e profissionais reconhecidas nacionalmente. Elas vão apresentar suas experiências, apontando a importância de uma linguagem assertiva para discutir e incluir o assunto na sociedade.



Nesta edição, o AL Tendências e Soluções vai ocorrer durante a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, de 21 e 25 de agosto, e será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Pessoa com Deficiência (Secdef), com apoio da Escola de Governo (Egal) e do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal).



“O governador Paulo Dantas sempre nos orienta a fazer uma comunicação pública que alcance a todos os alagoanos. E nós só conseguiremos chegar a todos quando cada comunicador tomar conhecimento das necessidades da comunidade de pessoas com deficiência. É fundamental adquirir a consciência de que todo conteúdo deve ser produzido para ser compreendido por todos os públicos, seja num site, numa rádio, numa TV, nas redes sociais, seja de forma jornalística ou publicitária. Comunicar é mais que difundir, é incluir”, declarou o secretário-executivo de Comunicação, Wendel Palhares.



Além das palestras, que serão ministradas virtualmente, o AL Ciclo Tendências & Soluções contará com uma Oficina sobre Termos Adequados para usos em matérias sobre pessoas com deficiência. A titular da Secdef, Aline Rodrigues, destaca que quando se fala em acessibilidade é comum pensar em rampas, elevadores, piso tátil, instrumentos que promovam a inclusão da pessoa com deficiência nos espaços físicos. Mas a acessibilidade é muito mais que isso.



“Comunicar de maneira acessível e anticapacitista ainda é um desafio para a maioria da população e para a grande mídia. Esse momento que o Governo de Alagoas está promovendo para os comunicadores dos órgãos públicos e da iniciativa privada é de grande valia para começarmos a debater esse assunto no meio. É um primeiro passo na caminhada em busca da acessibilidade comunicacional”, disse Aline.



Para participar da formação gratuita, basta preencher um formulário online no site https://alagoas.al.gov.br/evento/al-tendencias-e-solucoes.



Palestrantes

 

Flávia Cintra

Tetraplégica há mais de 30 anos, Flávia Cintra atua como repórter no Fantástico, da Rede Globo. Em uma de suas palestras, a exemplo de “O diabo mora nos detalhes”, Flávia apresenta as melhores estratégias para a criação de materiais de comunicação que contribuam para a construção de uma cultura inclusiva nas empresas. 



A jornalista fala ainda dos detalhes da redação que fazem toda a diferença, pois é neles que geralmente estão escondidos equívocos que perpetuam as barreiras que impedem o sucesso da inclusão. A partir de exemplos práticos, Flávia mostra os principais e mais frequentes deslizes cometidos na produção de textos e imagens com temas relacionados às pessoas com deficiência e aponta caminhos para escrever e abordar com segurança os assuntos que possam surgir como desdobramentos deste tipo de pauta.



Jéssica Paula

Deficiente física desde os seis anos de idade, Jéssica Paula usa suas muletas para inspirar pessoas e contar histórias dos lugares por onde passa. Formada pela Universidade de Brasília, andou sozinha por 26 países e se especializou em reportagem especial, elaboração de documentário e política internacional na Universidade Carlos III de Madri.

Jéssica também foi sozinha para áreas de risco entre Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda, e escreveu um livro premiado sobre o conflito na região. Em seu trabalho mais recente, retratou a crise na Venezuela e a realidade de seus refugiados no estado de Roraima. Além de jornalista, é palestrante, escritora e empreendedora social.



Sucesso

A 1ª Edição do Ciclo Tendências & Soluções, que ocorreu no último dia 24 de julho, atraiu cerca de 200 profissionais da área de comunicação, que atentos ouviram as palestras do jornalista e consultor de política Thomas Traumann, e da jornalista Cristiana Gomes, que abordaram o tema sobre Gerenciamento de Crise na Comunicação Pública. Na oportunidade, o governador Paulo Dantas fez a abertura do evento e ressaltou a importância desses momentos para o aperfeiçoamento e compartilhamento de experiências.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp