Para o governador Paulo Dantas, Alagoas segue consecutivamente reduzindo os índices de violência, e paralelamente amplia os investimentos para que as reduções aconteçam todos os meses. O estado continua sendo referência no país, ultrapassando unidades que antes eram apontados como seguros.
“Aos poucos estamos mostrando para o Brasil que aquele estigma de que Alagoas era um estado violento ficou no passado, e a nossa realidade agora é outra. Todos os meses estamos reunidos aqui para apresentar esses dados para a sociedade, mostrando em números os resultados dos nossos investimentos. Alagoas agora é exemplo para o Brasil e vamos seguir assim, investindo em pessoal, estrutura e condições de trabalho para os nossos agentes”, afirmou.
O deputado estadual Silvio Camelo, que prestigiou a coletiva de imprensa, fez um comparativo da atual situação de Alagoas com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o parlamentar, na última semana os governadores dos dois estados anunciaram aumento nos números da violência.
"Recentemente os governadores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram o aumento da violência, diferentemente do que ocorre em Alagoas, onde, mais uma vez, o governador apresenta constantes quedas desses índices. Isso é resultado de planejamento, de investimentos, do comprometimento de mulheres e homens que fazem a segurança pública em nosso estado”, comparou.
O delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, destacou um importante dado apresentado: número de prisões ocorridas em julho deste ano. De acordo com a SSP foram 78 prisões efetuadas, sendo 32 mandados contra homicidas e 19 de pessoas envolvidas com organização criminosa.
“Há um todo trabalho em conjunto entre as polícias Civil, Militar e Penal que contribuem para que alcancemos este dado. Isso é reflexo de todo um trabalho de inteligência e comprometimento na elucidação de crimes e o apontamento de suspeitos. Esses resultados de redução da violência também são reflexo do trabalho que realizamos para cumprir mandados e efetuarmos as prisões”, destacou.
Outros dados
As reduções dos índices de violência não se limitaram às Mortes Violentas Intencionais. De acordo com os dados apresentados para à imprensa alagoana, em julho deste ano foram registrados 376 roubos a transeuntes, representando uma redução de 24,5% em comparação com o mesmo mês de 2022. Já o roubo de veículos de passeio registrou uma redução de 78%, quando somente sete casos foram notificados em julho deste ano.
Os mesmos tipos de crime também registraram queda na capital alagoana. O roubo a transeuntes caiu 19,03% , e o roubo de veículos de passeio caiu 86,67%, em comparação entre os meses de julho de 2023 e 2022.
Já para Arapiraca, cidade em que há um grande número de motos vendidas, a SSP apresentou a redução de mais de 50% no número de roubos de motos no mesmo período. O roubo a transeuntes caiu 38%. Já em relação à apreensão de armas, em julho deste ano foram 95 armas apreendidas pelas polícias, e 111 apreensões de drogas.