O Fato Publicidade 1200x90
09/08/2023 às 19h40min - Atualizada em 09/08/2023 às 19h40min

Ciência e Tecnologia promove ações de capacitação e formação de conhecimento em Santana do Ipanema

Atividades fizeram parte da Semana da Juventude da cidade

Governo de Alagoas
O minicurso foi aplicado pelas integrantes do Grupo Katie
Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), através do Grupo Katie e da sua equipe de mentores, promoveu um workshop de Programação em Python, que capacitou 15 jovens, e palestras no ramo dos negócios e inovação como ações integrantes da abertura da Semana da Juventude em Santana do Ipanema.

 

O minicurso foi aplicado pelas integrantes do Grupo Katie, um projeto de extensão do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A turma de alunos foi formada por estudantes formados do curso de Lógica da Programação implementados pelo laboratório do OxeTech na cidade, como incremento à capacitação técnica abalizada pelo Governo do Estado e também como reforço da integração e interconexão que a secretaria propicia entre as instituições e regiões do estado.


Integrante do Grupo Katie, Rebeca Brandão relatou que essas ações são importantes para desmistificar o conceito de linguagem de programação e torná-la mais acessível.  “É muito gratificante fazer parte de um projeto como o Katie. Aqui no OxeTech tivemos a oportunidade de ensinar Python de uma maneira leve e, de certa forma, divertida. O intuito de minicursos como esse é exatamente isso: desmistificar o conceito de linguagens de programação, mostrar que elas são acessíveis para qualquer pessoa que possa aprender”, destacou.

 

Maria Nathália foi uma dentre os 15 jovens certificados pela Secti nos dois dias de atividades. Ela destacou que os cursos foram de extrema importância para sua formação. “A primeira vez que vim aqui, fiz o curso de Introdução a Python e me identifiquei bastante com o ramo. Eu pretendo e quero ingressar na área de tecnologia para seguir a profissão, e o OxeTech vem me ajudando muito a trilhar esse caminho.", afirmou.


Também fazendo parte das atividades da secretaria no município, o time de Mentores (Mentoring Team) deu palestras em escolas para públicos diversos sob dois temas: Marketing e Plano Estratégico e Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação.

 

Uma dessas alunas foi Dielsa Nascimento, microempreendedora individual na área de trufas, que compreendeu, após a palestra, como inovar não é sinônimo de “revolucionar o mercado inteiro”, mas dar mais opções e possibilidades de escolha para os seus clientes. “Meu negócio é uma renda extra, mas eu tento sempre estar inovando e buscando novas maneiras de saber e de dar sabores, como falaram na palestra. Estou começando agora, mas vou buscar usar mais as redes sociais e aproveitar os conhecimentos que tive aqui para tentar adquirir equipamentos e melhorar meu negócio”, relatou Dielsa.

Renata Barreto, coordenadora do programa Mentoring Team, esteve presente junto com a equipe e aponta que foi “muito gratificante falar sobre temas tão relevantes como empreendedorismo, tecnologia, inovação e marketing para jovens estudantes de Santana do Ipanema. A Semana da Juventude é um passo muito importante para abrir a mentalidade do jovem para as diversas oportunidades que o mercado tem a oferecer. A equipe do Mentoring Team ficou extremamente feliz com o convite e estamos disponíveis para contribuir com essas e outras iniciativas governamentais”.

 

A Semana da Juventude segue até sábado (12), quando se comemora o Dia Internacional da Juventude, com atividades diversas em toda a cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp