O Fato Publicidade 1200x90
19/07/2023 às 17h55min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h55min

Cedim/Uncisal comemora quatro anos com a marca de mais de 98 mil exames realizados

Para celebrar a data, o centro realizou um mutirão de 100 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos dos municípios de Jacuípe e União dos Palmares

Governo de Alagoas
Em quatro anos de atividade, o Cedim alcançou a marca de 98.863 mil exames realizados

Danielle Cândido / Ascom Uncisal

O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), marca um momento importante na história da saúde pública no Estado. Em quatro anos de atividade – comemorados no último dia 15 de julho – , alcançou a marca de 98.863 mil exames realizados.



Para celebrar a data, o Cedim realizou um mutirão de 100 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos dos municípios de Jacuípe e União dos Palmares. A unidade assistencial da Uncisal é referência no Estado na utilização de telelaudos e exames de mamografia e ultrassonografia mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



“Mais uma importante ação que o Cedim realiza para alertar as mulheres que o câncer tem cura, mas que precisa ser diagnosticado precocemente. Temos orgulho do trabalho que o Cedim vem realizando por meio de mutirões e campanhas, cumprindo seu papel de servir à população de Maceió e também do interior do Estado com excelência”, destacou Ceiça Carvalho, diretora do Cedim.


A diretora do Cedim, Ceiça Carvalho: “Temos orgulho do trabalho que o Cedim vem realizando”

 

Após passar 11 anos fechado, o Cedim foi reaberto em julho de 2019. O reitor Henrique Costa, que é médico patologista e toda quinta-feira dá expediente no centro, destacou a sua importância para o sistema público de saúde do Estado e, também, para servidores, estudantes e professores da Uncisal, uma vez que a unidade é campo para o tripé ensino-pesquisa-extensão da universidade. “É gratificante olhar para o Cedim e ver o seu crescimento. Temos orgulho do trabalho que é realizado pela equipe e pelos avanços conquistados”, disse o reitor.

 

Cedim

 

 O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso nasceu pela necessidade de atender a demanda da população e, por consequência, capacitar os profissionais em formação pela Uncisal. O centro é formado por mais de 25 profissionais – separados em equipe de enfermagem, radiologia, tecnologia e médica.

 

A equipe trabalha para diagnosticar doenças por meio das imagens obtidas nas máquinas de última geração, com agilidade na entrega do laudo. Com o TeleLaudo, uma inovação tecnológica que ajuda laudar com mais celeridade e com menos gasto de dinheiro público, as imagens e o laudo ficam juntos, num site, e podem ser acessados pelos portadores do Protocolo e Senha.

 

O Cedim examina câncer de mama, fraturas ósseas, gastrite, tendinite, meningite, osteoporose, pneumonia, acidente vascular cerebral e infarto, por meio da oferta dos seguintes exames: punção aspirativa por agulha grossa guiada por ultrassom, punções aspirativas por agulha fina guiada por ultrassom, eletrocardiografia, mamografia, ecocardiografia, densitometria óssea, radiografia e ultrassonografia.

 

Para marcar o exame, o paciente deve ir à Unidade de Sistema Reguladora para conseguir o encaminhamento médico e fazer a marcação. Depois de marcado, o paciente deve se dirigir ao Cedim na hora marcada e com os documentos (cartão do SUS e documento de identificação) em mãos para ser atendido. Depois de o exame ser realizado, o TeleLaudo ficará acessível na internet.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp