O Fato Publicidade 1200x90
26/07/2023 às 17h22min - Atualizada em 26/07/2023 às 17h22min

ETSAL/Uncisal abre credenciamento para composição de banco de dados de profissionais de saúde

Objetivo é atender as demandas formativas que contribuam com ações em prol da redução da mortalidade infantil financiadas pelo Ministério da Saúde

Governo de Alagoas
Escola Técnica de Saúde Professora Valéria, unidade acadêmica da Uncisal
A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria (ETSAL), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), dá início nesta quarta-feira (26) às inscrições do credenciamento para composição de banco de dados de profissionais de saúde para atuação em cursos voltados à Atenção Materno-Infantil. Serão oferecidos quatro cursos para capacitar e qualificar os profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios alagoanos e que atuam na rede Cegonha e Rede Básica de saúde.



 Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), em conjunto com os gestores municipais, vem implementando diversas estratégias visando fortalecer a Rede Cegonha no Estado. A ETSAL, pelo seu histórico importante no processo de formação e qualificação dos profissionais de nível médio vinculados ao SUS em Alagoas, foi escolhida para a realização dos cursos.




“Serão 88 turmas distribuídas para atender os profissionais da saúde de nível médio que atuam na Rede de Atenção Materno-Infantil do estado (Rede Cegonha). “A  ETSAL/ Uncisal realizará o referido credenciamento para composição de um banco de profissionais de saúde que poderão atuar como instrutores e/ou coordenadores  nos cursos”, destacou Janaina Duarte, diretora da ETSAL.




Ela ressaltou, ainda, a importância da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria em contribuir com o seu papel na formação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Vamos conseguir integrar ensino, serviço, comunidade e a gestão, que é nosso parceiro. Sem o apoio do gestor municipal não teríamos como atuar junto aos municípios. Isso faz com que a Uncisal, através da ETSAL, esteja inserida enquanto instituição formativa em todos os municípios alagoanos”, completou a diretora.




CURSOS



Os cursos a serem ofertados estão estruturados da seguinte maneira: a) Curso de aperfeiçoamento para agentes comunitários de Saúde com foco na prevenção da morte materna e neonatal. Este curso terá carga horária de 60 horas de concentração (teoria). (Link: https://forms.gle/9352WGnENh66F8zG8)




b) Curso de aperfeiçoamento para auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde. Este curso terá carga horária de 200 horas, sendo 140h de concentração (teoria) de 60h de dispersão (prática). (Link: https://forms.gle/CdJywebHphm1ZgtS7)




c) Curso de aperfeiçoamento para auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam na maternidade. Este curso terá carga horária de 200 horas, sendo 140h de concentração de 60h de dispersão. (Link: https://forms.gle/53KLu5HsW8Tbkwfe8)




d) Curso de aperfeiçoamento para auxiliares e técnicos da Enfermagem que atuam em Cuidado Intensivo Neonatal. Este curso terá carga horária de 200 horas, sendo 140h de concentração de 60h de dispersão. (Link: https://forms.gle/PVo1ZgiCyhwKN5HJ7).




As inscrições devem ser realizadas no período de 26 de julho a 28 de agosto 2023 nos links acima. A análise documental dos inscritos será realizada até 13 de setembro e o resultado final da relação dos inscritos (no primeiro mês) para compor o Banco de Técnicos Especializados será dia 20 de setembro.




“Estamos felizes em fazer parte de mais um projeto de grande importância para a área da Saúde em Alagoas. A ETSAL está presente em todos os municípios alagoanos, evidenciando a sua importância como agente fortalecedor do Sistema Único de Saúde, buscando formar e qualificar profissionais e fazer com que eles desenvolvam uma visão humanizada em seu ambiente profissional”, concluiu a diretora Janaína Duarte.



RESULTADOS



Os resultados devem ser divulgados na data provável de 13 de setembro. Os recursos serão realizados por meio do endereço https://forms.gle/cgaUPtDX3HhZ6ArU9, até 48h após a publicação do resultado.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp