O Fato Publicidade 1200x90
14/12/2022 às 16h55min - Atualizada em 14/12/2022 às 16h55min

Onde você esconde seus preconceitos?

Por Marcelo Nascimento
“Um homem foi encontrado morto dentro de uma casa em Arapiraca”, foi assim que,  em horário nobre, o jornalista âncora do principal telejornal de Alagoas, anunciou o assassinato de Josy Kely,  mulher trans, fundadora do Somos, o primeiro grupo  LGBTQIA+ de Arapiraca, Al. 

Embora a matéria faça referência ao fato da vítima ser defensora dos direitos da comunidade LGBTQIAP+, utiliza-se novamente o emprego do gênero masculino,  promovendo o apagamento social da identidade gênero de Josy Kely, que afirma-se como uma mulher transexual, pela qual ela havia lutado por décadas.

Conheci a ativista Josy Kely no final da década 2000 quando da criação do grupo Sohmos LGBT de Arapiraca. Josy Kely só queria ser feliz, amar e ser amada, sonhava com um mundo mais inclusivo, acolhedor e respeitoso para as pessoas que amam diferente dos padrões culturais cisheteronormativos. 

Importante registrar antes de tudo que há total concordância de que a imprensa tem o importante papel social de noticiar e dar publicidade aos crimes cometidos contra os direitos humanos fundamentais das pessoas LGBTQIA+, visando despertar às autoridades constituídas para providências legais e elucidação desses delitos. 

Como diz o cantor e compositor Milton Nascimento, “a palavra é uma faca amolada”. Para o comunicador social a palavra tem poder de legítimar situações, preconceitos e estigmas, mas também poderá conduzir os/as/es leitores/as e ouvintes a uma cultura de reconhecimento e respeito à diversidade sexual e de gênero.

Josy foi mais uma vítima das milhares de facas que são amoladas diariamente em alguns templos religiosos, na imprensa machista e lgbtfobica, nas escolas tradicionais e no seio das famílias conservadoras. 

Josy continuará presente nos corações e nas mentes das pessoas que constroem diariamente com suas práticas libertadoras um mundo melhor e mais inclusivo. 

Josy Kely, Presente!

https://www.instagram.com/p/CmKQI4NpTsQ/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp