O Fato Publicidade 1200x90
17/10/2017 às 23h03min - Atualizada em 18/10/2017 às 23h03min

Vereador pede desculpas e se reúne com membros do movimento LGBT

O Fato com Agência
Tnh1

Após pedir se desculpar em nota distribuída à imprensa, o vereador Ronaldo Luz (PMDB) repetiu o gesto em pronunciamento da Tribuna da Câmara Municipal de Maceió durante a sessão ordinária desta terça-feira (17). Além disso, o vereador se reuniu com representantes de movimentos LGBT, como o Grupo Gay de Alagoas (GGAL). No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da presidência, o parlamentar voltou a se retratar por ter classificado, em sessão ordinária da última quarta-feira (11), a homossexualidade como doença. A vice-presidente da Casa, vereadora Silvania Barbosa (PRB), e membros da Comissão de Direitos Humanos da Câmara também participaram do encontro.“Sou um homem trabalhador, filho de uma família com 12 irmãos, atendo a todo mundo, sem restrição de cor, credo ou sexo, como médico que opera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em nenhum momento, quis ofender a categoria de vocês. Infelizmente, às vezes a gente diz coisas pelo momento e causa problemas. Acredito que tudo isso não passou de mal entendido, mas estou aqui, com vocês do movimento, para desfazer o problema”, declarou Ronaldo Luz aos gays, transexuais e lésbicas presentes ao encontro.

Ainda na sessão ordinária, o vereador foi aparteado em sua fala na tribuna da Casa de Mário Guimarães. Os parlamentares colegas de Luz se revezaram em prestar solidariedade ao pemedebista, como Silvânio Barbosa. “Eu sou doente porque sou diabético, por exemplo, mas não pelas escolhas que faço em minha vida. Infelizmente, não conseguiu reconhecer no senhor, vereador Ronaldo Luz, naquele pronunciamento da semana passada, o homem que eu sei não ter preconceito. Mas a vida é assim, e esse episódio serve para todos nós aqui na Câmara como exemplo. Esse microfone é uma arma. Porém, a sua nobreza em pedir desculpas merece registro”, declarou o vereador também do PMDB.

Quem também prestou solidariedade a Ronaldo Luz foi o presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PSDB).

“Apesar de nossos equívocos, considero que essa Casa tem acertado mais que errado ao longo de nossas duas legislaturas. Assim como os demais que me antecederam afirmaram, qualquer um de nós é passível de erro. O senhor, vereador Ronaldo Luz, mostra grandeza em vir aqui e se desculpar diante de toda sociedade. Por isso, entendo que essa história é uma página virada. Quero parabenizar vossa excelência pela postura. A Câmara tem muitos serviços prestados, esse parlamento nunca foi tão produtivo como nos últimos anos, e temos sempre tentado reafirmar nossa vocação para a democracia”, disse Kelmann.

Campanha

Os representantes dos movimentos LGBT em Alagoas também aproveitaram o encontro com os vereadores nesta terça-feira para entregar documento que solicita da Câmara apoio para colocar na rua campanha que combata a violência contra gays, lésbicas e travestis.

Segundo o presidente do GGAL, Nildo Correia, Alagoas é um dos estados que lideram o número de homicídios de gays no Brasil.

“Todo esse problema acaba servindo como oportunidade para tentarmos diminuirmos o número alarmante de assassinatos de gays, lésbicas e travestis. Somos o quinto no Brasil, o terceiro no Nordeste e o primeiro, proporcionalmente, em nível nacional”, destacou.

Fonte: Assessoria

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp