06/10/2015 às 02h56min - Atualizada em 06/10/2015 às 02h56min

O que é Honestidade?

Fernando Cpi

 A honestidade, é um adjetivo de ser verdadeiro; não mentir, não furtar , não alterar ,não adulterar , não fraudar, não enganar. Em se tratando de instituições e de pessoas implica em combater a malandragem , a mentira , a sonegação , derrocar a "Lei de Gerson" ( levar vantagem em tudo). Muito já se falou no passado sobre a honestidade : -"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."-Rui Barbosa -"A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio."-Juvenal -"Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão."-Cícero -"Aquele que perde a sua honestidade já não tem mais nada a perder."-Nietzsche -"Para ser mestre da tua palavra, deves ser escravo da tua consciência."-Sukhorukov - À mulher de César (imperador) não basta ser honesta...tem que parecer ser honesta ( antigo adágio romano) Hoje em dia as pessoas não respeitam nada. Antes, colocávamos num pedestal a virtude, a honra, a verdade e a lei...A corrupção campeia na vida brasileira de nossos dias. Onde não se obedece outra lei, a corrupção é a única lei. A corrupção está minando este país. A virtude, a honra e a lei se evaporaram de nossas vidas.

Ser honesto é ser sincero com você mesmo e com os outros, é ser verdadeiro e não andar com dolo. O dolo é uma astúcia fraudulenta, aqueles que se envolvem em fraudes, que estão agindo de má-fé, mesmo tendo conhecimento das consequências, continuam praticando essas coisas com a intenção de se beneficiar de algo. Essas pessoas estão cometendo o dolo e, consequentemente, sendo desonestas.

Embora, elas acreditem que agir assim não faz mal e não é desonesto, todas as pessoas que agem assim estão praticando o mal contra si mesmo e contra os outros. Quando mentimos, trapaceamos, deixamos de trabalhar honestamente por nosso salário, colamos nas provas da escola, curso, faculdade, quando falamos meia verdade, quando transferimos a culpa de nossos erros para outra pessoa e tantas outras coisas, perdemos o respeito ou melhor o autorrespeito. A partir disso, veremos que laços importantes de nosso relacionamento com familiares e amigos foram quebrados, e que as pessoas que deveriam confiar em nós, não confiam mais. Essas consequências não são boas. Todos que fazem isso sabem o peso da culpa, pois isso é inevitável. Não há vantagem em ser desonesto.

Sócrates, um filósofo, certa vez disse: "Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por ser desonesto."

A decisão de ser honesto pode ser tomada hoje, não deve ser deixada para amanhã ou depois. Decida ser honesto e verdadeiro com você mesmo. Sua atitude irá se expandir para seus familiares, amigos e todos que fazem parte de seu ciclo social. Assim fazendo, gozará de paz.

"Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus (...) pelas boas obras que em vós observam." (I Pedro.2:12).

Se você tem sido desonesto, pode tomar o caminho de volta para a honestidade, comece hoje. Todo ser humano possui fraquezas, mas elas podem ser vencidas. Aqui, temos algumas dicas que praticadas te ajudarão a ser mais honesto no dia a dia.

Seja corajoso, destemido, para ser honesto é exigido de nós coragem e sacrifícios. Pense de modo honesto, levante da cama pensando em ser honesto o dia todo. Tudo que fazemos, antes pensamos. Por exemplo: quando você abre um livro, você antes pensou em abri-lo. Quando você vai ao supermercado, você pensou antes em ir. Se você pensar em honestidade, será honesto. Quando alguém tentar persuadi-lo a justificar uma atitude ou comportamento desonesto, seja corajoso e não aceite. " Abestende-vos de toda aparência do mal." (I Tessalonicenses.5:22) Assim agindo, terás paz de consciência e manterás seu autorrespeito. A paz começa dentro de nós e se expande para os outros. Não finja, quando fingimos ser algo que não somos ou não temos, estamos cansando nosso corpo, pois nossa mente sabe que não é verdade e o corpo reage emocionalmente de forma negativa. Faça uma lista de como ser honesto no dia a dia, como por exemplo: se pegar uma caneta ou um lápis, devolva. Não mentir. Não passar no sinal amarelo... Devolva o troco se você recebeu a mais. Você sabia que Abraham Lincoln (ex-presidente dos EUA) ficou famoso por percorrer quilômetros para devolver alguns centavos que não eram dele. Lembre-se de algo muito importante: quando somos honestos, algumas vezes seremos mal-interpretados, podemos receber críticas e até ferir alguém. Esteja preparado, pois nem sempre receberá apoio. Ainda assim, você pode usar de criatividade e sempre defender a verdade.

Link
Relacionadas »

Você é a favor da retirada da BRASKEM de Maceió?

79.4%
20.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...