O Fato Publicidade 1200x90
22/09/2023 às 13h58min - Atualizada em 22/09/2023 às 13h58min

Estudantes da rede estadual se destacam nas olimpíadas Mandacaru de Matemática e Brasileira de Geografia

Conquistam refletem mobilização e engajamento de professores e estudantes

Governo de Alagoas
Escolas estaduais têm tido excelente desempenho em olimpíadas
Ana Paula Lins

Estudantes da rede estadual de ensino voltaram a se destacar em olimpíadas do conhecimento. Desta vez, a conquista foi nas Olimpíadas Mandacaru de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Uma das maiores olimpíadas do país, a Mandacaru visa integrar o estudo da matemática à valorização da cultura nordestina, contando com a participação de estudantes de toda a região. Este ano, foram 70 mil inscritos e a competição teve a participação de estudantes de outros estados e até de outros países, a exemplo de Guiné-Bissau e Angola. Pela rede estadual de Alagoas, 39 estudantes conquistaram medalhas.



É o caso da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Craíbas, que teve 25 medalhas, das quais 1 ouro, 9 pratas,15 bronzes e 15 Menções Honrosas. O desempenho valeu à unidade de ensino o Troféu Escola Arretada.


Premiação também para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, de Arapiraca, com 8 medalhas – 5 ouros, 2 pratas e 1 bronze -; Escola Estadual Fernandes Lima, de Maceió, com 1 prata, 1 bronze e 1 Menção Honrosa; Escola Estadual Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, com 1 bronze e 2 Menções Honrosas e as escolas estaduais Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios e Dr. Jorge de Lima, União dos Palmares, cada uma com uma prata. Já a Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, de Coruripe, teve Menção Honrosa.



“Nossa escola busca sempre inovar e, este ano, tivemos esse reconhecimento a nível nacional graças ao desempenho na Olimpíada Mandacaru, o que nos rendeu o Troféu Escola Arretada. Essa conquista é fruto também do nosso projeto @engajaenem, idealizado por um grupo de professores, dentre eles o professor de matemática Weverton Vieira”, relata a diretora da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Rosineide Damaceno.  



Medalhista de bronze pela escola, Cícera Batista comemora a conquista. “Sou muito grata a este projeto e a esta olimpíada, que mostra todo o nosso potencial”, afirma.



Coleção de medalhas

Já Cláudia Manuelly Soares, do Colégio Tiradentes- Unidade Agreste, é uma das medalhistas de ouro da Mandacaru. Cláudia, por sinal, tem colecionado medalhas nas olimpíadas onde participa, dentre as quais um ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), outro ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e uma prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


"Quando estudo para as olimpíadas, busco aumentar meu conhecimento. Foi assim na Mandacaru e em todas onde ganhei medalha e, a cada uma delas, aprimoro meu ritmo de estudos”, conta a garota, aluna do 8º ano do ensino fundamental.



Geografia

Já a OBG teve 233 equipes de Alagoas e, dentre estas, 119 premiadas – 23 com ouro, 35 com prata e 61 com bronze. A competição é voltada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e cada equipe é composta por três estudantes e um/a professor/a orientador/a.



Pela rede estadual, 19 equipes foram premiadas. Dentre estas, 2 foram ouro – as escolas estaduais Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia e Judith Nascimento, de Messias-; 7 foram prata – com alunos da Escola Estadual Francisco Domingues e do Colégio Tiradentes – Unidade Agreste e 10 foram bronze- novamente a Escola Estadual Francisco Domingues e o Colégio Tiradentes Agreste, além das escolas estaduais Laura Chagas, de Santana do Ipanema; João Morais Cavalcante, de Rio Largo; Virgínio de Campos, de Maceió e Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca.



A equipe medalhista de ouro da Escola Estadual Francisco Domingues teve o melhor desempenho na prova entre as escolas estaduais e, ao lado do Colégio Contato de Maceió e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Murici, vai representar Alagoas na etapa nacional em Campinas (SP).


A notícia foi celebrada pela escola. “Palavras não definem a emoção de ter participado desta olimpíada. É um desafio gratificante e um grande orgulho representar nossa escola, nosso estado e nosso município na etapa nacional”, diz Emilly Rikelly Alves, uma das integrantes da equipe medalhista de ouro. “Sinto-me honrado com este resultado e também por ter a oportunidade de mostrar a nossa educação como exemplo e espelho em um evento de nível nacional”, complementa seu colega Nycollas Santos Albuquerque.



Os professores também destacam a importância da premiação. “Tenho muito orgulho dos nossos alunos pelo grande empenho demonstrado na OBG, onde foi instigado o pensar coletivo, o debate, a argumentação e o raciocínio lógico para responder cada questão. Valores que eles levarão para a vida toda”, observa a professora orientadora da equipe, Ana Paula Teodoro.



Também orientador da equipe, o diretor Rafael Vieira recorda que este é o segundo ano consecutivo em que a unidade de ensino é escolhida para representar a rede estadual de Alagoas na etapa nacional da OBG. “Graças ao Projeto Chiquinho Olímpico, nossos professores mobilizam nossos estudantes a participarem de olimpíadas de conhecimento e os resultados não podiam ser melhores”, aponta o gestor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp