O Fato Publicidade 1200x90
19/03/2019 às 11h25min - Atualizada em 19/03/2019 às 11h25min

Jovem apontado como 3º suspeito de massacre em Suzano é apreendido pela polícia

Adolescente de 17 anos será ouvido pela juíza e encaminhado para a Fundação Casa

O Fato com Agência
SÃO PAULO

Policiais apreenderam na manhã desta terça-feira (19) o adolescente suspeito de ser o terceiro envolvido no massacre em Suzano que matou cinco alunos e duas funcionárias na Escola Estadual Raul Brasil e um empresário. 

O jovem de 17 anos foi apreendido em casa e levado ao IML de Suzano. Por volta das 8h40, ao lado da mãe, seguiu para o fórum da cidade, onde passará por audiência de apresentação.

A juíza Erica Marcelina Cruz, da Vara da Infância e da Juventude, determinou a internação provisória por 45 dias numa unidade da Fundação Casa, após pedido do promotor de Justiça Rafael do Val, que atua no caso.

Durante a investigação policial foram analisados os celulares dele e dos dois atiradores. Mensagens trocadas entre os três mostraram à Justiça indícios concretos da participação do jovem na organização do crime.

Entre os 11 celulares apreendidos no dia do ataque, um pertence ao adolescente suspeito.

Adolescente suspeito de ataque em Suzano chega ao Fórum de Suzano encapuzado

Adolescente suspeito de ataque em Suzano chega ao Fórum de Suzano encapuzado

Adolescente suspeito de ataque em Suzano chega ao Fórum de Suzano - Danilo Verpa/Folhapress

Nesta segunda (18), a polícia apresentou também ao Ministério Público um novo relatório com os resultados das buscas feitas na casa do menor. Entre os itens encontrados estavam desenhos de pessoas mortas, mensagens criptografada e uma bota militar muito semelhantes às achadas na casa dos dois atiradores

Na sexta (15), o adolescente de 17 anos chegou a se apresentar ao fórum, mas negou a participação durante uma oitiva com o Ministério Público e foi liberado —a promotoria não encontrou indícios suficientes para apresentar denúncia. 

O jovem apreendido é ex-aluno da Raul Brasil e estudou na sala de Guilherme Taucci Monteiro, 17, tido pela polícia como líder do ataque a tiros. 

A princípio, o envolvimento do terceiro suspeito ocorreu no planejamento do crime, segundo o delegado Ruy Fontes. O dono do estacionamento onde Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro, 25, guardaram o carro usado no ataque teria informado à polícia sobre a participação de outro adolescente. 

O empresário Eder Alves, 36, disse que viu uma terceira pessoa com a dupla duas vezes, entre os dias 21 e 25 de fevereiro. 

Alves foi à Delegacia Sede de Suzano na sexta (15) para reconhecer a foto do adolescente. Mas afirmou que não reconheceu a fisionomia da foto mostrada pela polícia, apesar “de o biotipo da imagem ser igual” a do jovem acusado de incitar o massacre. 

No estabelecimento, segundo o empresário, há uma câmera de monitoramento na área de atendimento, local onde o terceiro suspeito não chegou a ir. “Mesmo que a polícia quisesse as imagens, não seria possível, pois o sistema mantém as imagens salvas por apenas sete dias”, explicou. 

Alves já havia sido chamado na quinta-feira para reconhecer uma foto do terceiro suspeito. “Mas me chamaram de novo na delegacia, pois a foto que me mostraram era mais antiga.”

Até o momento, 31 testemunhas foram ouvidas ao longo da investigação. Elas podem prestar novos depoimentos caso seja necessário.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp