O Fato Publicidade 1200x90
29/06/2016 às 23h18min - Atualizada em 29/06/2016 às 23h18min

Primeiro disco de Xuxa faz 30 anos e fica na história da música por vender dois milhões e meio de cópias na época

DAVID HERNANDES - Radialista e Blogueiro
Uol música

No ano em que o primeiro disco da Xuxa pela Som Livre completa 30 anos. O UOL relembra o sucesso estrondoso que o disco fez desbancando o titulo de Roberto Carlos de campeão de vendagem. Mesmo sem conseguir cantar uma nota musical. Antes desse álbum Xuxa lançou pela Polygram o disco "Xuxa e Seus Amigos", em 1985, com a participação de Caetano Veloso, Chico Buarque, Zizi Possi, Nara Leão e Erasmo Carlos, entre outros. Alguns dizem que foi um fracasso. Roberto Menescal produtor desse disco diz o contrário. Que foi o disco mais barato que ele fe z e que teve um sucesso astrondoso vendendo 500 mil copias .

Quando Xuxa foi contratada pela Globo, foi feito um acordo também com a Som Livre. O João Araújo me chamou e disse: Olha a Xuxa vem pra Globo e você tem que fazer um disco do programa dela. Fui apresentado a ela e pedi para cantar. Levei um susto, ela não cantava nada. Contei para o João, e ele: 'Se vira ela assinou o contrato. Inventa “um disco para fazer com ela’”, recorda Guto, que produziu o primeiro álbum do "Xou da Xuxa", lançado em 30 de junho de 1986 e que vendeu mais de 2,6 milhões de cópias.

Nenhum compositor queria dar música queria dar musica pra Xuxa com medo de queimar a imagem uma semana depois de lançado o disco estourou e tinha gente se oferecendo todos os dias para ela cantar.

Em uma semana, foram cem mil discos vendidos. Tiveram que fazer um disco de ouro e entregar para a Xuxa. Uma semana depois, 250 mil, e foi em progressão geométrica. Quando chegou em 2,5 milhões, o João já estava de saco cheio, porque tinha que parar a fábrica, e falou: 'Ou a gente faz disco para vender --e não parava de vender-- ou disco-prêmio'. Daí eu disse: 'Inventa um disco de diamante. Faça um disco como se fosse de platina, bota um diamantezinho e dá para sua artista'. O João botou um plástico bem vagabundo e foi a primeira vez que teve esse negócio de disco de diamante”, disse Guto.

O disco se tornou um recorde para a época, superando RPM, fenômeno da música pop, e Roberto Carlos. “Um dia Erasmo chegou junto da gente e disse que nós queimamos a língua dele, porque numa entrevista havia dito que se fosse fácil fazer sucesso comercial, todo mundo faria um novo ‘Parabéns para Você’ e nós fizemos”, comemora Sullivan.

A Xuxa cantou com muita dificuldade. Ela não conseguia cantar. Eu peguei uma cantora que fazia backing vocal para mim, chamada Nina, e a produzi como se fosse à personagem Xuxa, com os trejeitos que eu gostaria que ela fizesse. Gravei com essa menina, a Xuxa foi para o estúdio e passou dias e dias ouvindo no fone a voz dela e imitando-a. Naquela época não tinham esses programas de afinar a voz. Então ela cantava em vários canais e eu reduzia para um com os melhores momentos. Então, para cada música, ela gravou centenas de vezes até chegarmos à voz ideal. A Xuxa nunca teve a pretensão de ser cantora. “Mas foi uma guerreira”.

Uma das curiosidades era que o disco ao ser  rodado ao contrário  podia se ouvir  uma exaltação ao diabo .Isso nunca foi provado

]

 

 

 

 

  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp