O Fato Publicidade 1200x90
23/06/2016 às 18h34min - Atualizada em 23/06/2016 às 18h34min

Pesquisadores descobrem anticorpos capazes de 'neutralizar' o vírus da zika

Descoberta pode ajuda no desenvolvimento de uma vacina universal

O Fato com o Globo

RIO - Pesquisadores europeus anunciaram nesta quinta-feira que descobriram "poderosos" anticorpos que são capazes de "neutralizar" o vírus zika, uma descoberta que abre caminho para uma vacina contra a doença, que está relacionada a uma série de problemas cerebrais.

Em testes realizados em laboratório, os anticorpos permitiram "neutralizar" o zika e o vírus da dengue, "o que poderia levar ao desenvolvimento de uma vacina universal" que protegeria contra as duas doenças, indicaram os pesquisadores na revista Nature.

Esta descoberta coincide com um outro estudo, também publicado nesta quinta-feira, que sugere que a recente explosão de zika vírus na América Latina poderia ter sido favorecida por uma pré-exposição à dengue.

Os dois vírus têm vários aspectos em comum. Pertencem à família dos flavovírus, transmitidos especialmente por mosquitos.

Pesquisadores do Instituto Pasteur, do CNRS e do Imperial College de Londres, que já estudavam os anticorpos capazes de combater a dengue, passaram a analisar igualmente o zika vírus.

Eles selecionaram dois anticorpos EDE capazes de parar a dengue e descobriram que um entre elas era particularmente eficaz para "neutralizar" o zika.

A partir daí, conseguiram reconstituir o local preciso onde este anticorpo se fixa sobre a proteína que envolve o vírus zika e descobriram que era o mesmo local que sobre o vírus da dengue.

A descobreta, segundo Félix Rey, responsável pelo laboratório de virologia estrutural do Instituto Pasteur (Paris), que dirigiu o estudo, foi "totalmente inesperada".


Mas a epidemia que atinge os países da América do Sul, especialmente o Brasil, fez aparecer complicações neurológicas e sobretuto graves anomalias no desenvolvimento cerebral (microcefalia) dos fetos de mães infectadas com o zika, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma "urgência de saúde pública de nível internacional" em fevereiro.De acordo com Juthathip Mongkolsapaya, outro pesquisador, trata-se dos "primeiros anticorpos muito poderosos" descobertos contra o zika, um vírus considerado por muito tempo como pouco perigoso.

Até o momento não existe nenhuma vacina para se proteger do zika, ao contrário da dengue, que já dispõe de uma vacina desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp