O Fato Publicidade 1200x90
19/05/2016 às 09h24min - Atualizada em 19/05/2016 às 09h24min

Voo da EgyptAir que ia de Paris ao Cairo caiu, diz presidente da França

O Fato com Uol

 

Mais opções
PUBLICIDADE

Um Airbus A320 da companhia EgyptAir desapareceu na madrugada desta quinta-feira (19) enquanto sobrevoava o leste do mar Mediterrâneo com 56 passageiros e dez tripulantes que saíram de Paris a caminho do Cairo.

O presidente da França, François Hollande, informou na manhã desta quinta (19) que a aeronave caiu, e que nenhuma hipótese está sendo descartada na investigação do acidente, incluindo a possibilidade de um atentado terrorista. Foi a primeira vez que se falou oficialmente em acidente aéreo desde que a aeronave desapareceu.

"Neste momento, precisamos dar prioridade à solidariedade às famílias" das vítimas, disse Hollande, no palácio Eliseu, em Paris.

A procuradoria da França informou que abriu uma investigação sobre o caso.

Segundo o site FlightRadar24, a aeronave, que fazia o voo MS804, parou de enviar sinais ao radar quando estava a 37 mil pés (11.277 metros), por volta das 2h45 locais (21h45 de quarta em Brasília).

Mapa

O ministro de Aviação do egito tratou o avião como desaparecido, e informou que pode ter havido um problema técnico ou um atentado terrorista.

Segundo o ministro da Defesa da Grécia, o avião fez "guinadas repentinas" e mergulhou no ar antes de desaparecer dos radares sobre o sul do Mediterrâneo.

"Às 3h39 da manhã o curso da aeronave era sul e sudeste de Kassos e Karpathos (ilhas)... imediatamente depois entrou no espaço aéreo do Cairo e fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus para a esquerda e 360 graus para a direita", disse o ministro Panos Kammenos em entrevista coletiva.

A Grécia montou uma operação de busca na área ao sul da ilha de Karpathos, mas ainda não obteve resultados, segundo o ministro.

SEM CHAMADO DE EMERGÊNCIA

Em entrevista à rede de televisão CNN, o porta-voz da empresa, Ahmed Abdel, disse que os pilotos não fizeram um chamado de emergência e que a aeronave não registrou problemas no trajeto anterior, entre Cairo e Paris.

Ele identificou as 66 pessoas a bordo como 56 passageiros –incluindo uma criança e dois bebês–, três agentes de segurança, cinco comissários de bordo e os dois pilotos. Inicialmente, a companhia havia informado que a aeronave levava 69 pessoas a bordo.

De acordo com a companhia aérea, no aparelho viajavam 30 passageiros egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um canadense, um belga, um português, um argelino, um sudanês, um chadiano, um saudita e um kuwaitiano.

Segundo Abdel, o capitão da aeronave, que não foi identificado, tem mais de 6.000 horas de voo, incluindo 2.000 em Aribus A320. O avião, afirma ele, não levava oficialmente cargas perigosas em seu bagageiro.

O ministério da Aviação Civil egípcio confirmou que equipes de buscas foram enviadas à região onde houve o último contato com a aeronave. O governo da Grécia enviou uma fragata da Marinha, um avião C-130 e um avião militar EMB-145 para auxiliar nas buscas.

EgyptAir

ÚLTIMOS MINUTOS

O departamento de aviação civil da Grécia divulgou um relato detalhado dos momentos que antecederam o desaparecimento de uma aeronave egípcia da companhia EgyptAir sobre o espaço aéreo egípcio depois de sobrevoar o território grego.

Segundo os dados divulgados, o voo 804 entrou no espaço aéreo grego às 2h24, no horário local (20h24 em Brasília), controle de tráfego aéreo concede permissão para o restante do trajeto.

Às 2h48 o voo foi transferido para o setor de controle de tráfego aéreo seguinte e liberado para sair do espaço aéreo grego. "O piloto estava de bom humor e agradeceu o controlador em grego".

O controle de tráfego aéreo de Atenas tentou fazer contato com a aeronave às 3h27 para fornecer informações sobre a troca de comunicações e controle de Atenas para o controle de tráfego aéreo do Cairo. Apesar dos chamados repetidos, a aeronave não respondeu, momento em que o controlador de tráfego aéreo ativa a frequência de alerta, sem obter resposta da aeronave.

Às 3h29 a aeronave passou sobre o ponto de saída do espaço aéreo grego. Dez minutos depois, o sinal da aeronave se perdeu a aproximadamente sete milhas náuticas a sul/sudeste do ponto KUMBI, dentro da Região de Informação de Voo (FIR) do Cairo.

EGYPTAIR

Esta é a segunda vez neste ano que um avião da EgyptAir é alvo de um desvio de rota inesperado. Em março, outra aeronave da companhia, que ia de Alexandria ao Cairo, foi sequestrado e desviado a Chipre. Na ocasião, o sequestrador agiu por motivo passional e todos as pessoas a bordo foram libertadas sem ferimentos.

No entanto, há o temor de que o sumiço seja o resultado de uma ação terrorista, como a queda de um Airbus A321 de uma companhia russa que deixou o aeroporto de Sharm al-Sheikh rumo a São Petersburgo.

O avião caiu em 31 de outubro passado na Península do Sinai, no Egito, com 224 pessoas a bordo. Segundo o governo russo, a aeronave caiu devido a uma bomba colocada por um dos funcionários do aeroporto egípcio.

A ação foi reivindicada pela filial local da milícia terrorista Estado Islâmico, contra quem os russos combatem na Síria. As autoridades egípcias, porém,negam esta versão.

Espera-se, assim, um golpe ainda mais forte na indústria turística egípcia, já em frangalhos. O país tem lidado com a ausência de visitantes, e seus monumentos têm sido pouco visitados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp