O Fato Publicidade 1200x90
23/02/2016 às 01h33min - Atualizada em 23/02/2016 às 01h33min

Nasa revela que astronautas ouviram ‘música do além’ no lado oculto da Lua

Gravações inéditas da missão Apolo 10, em 1969, registram ‘sons de outro mundo’

O Fato com O Globo

Tripulação da missão Apolo 10 — Eugene Cernan, John Young e Thomas Stafford — fotografada no Centro Espacial Kennedy, tendo ao fundo o foguete posicionado no Launch Pad 39 B - Divulgação / Nasa


 - Os três astronautas da missão Apolo 10 ouviram estranhos sons durante cerca de uma hora enquanto estavam no lado oculto da Lua, região fora de contato por rádio com a Terra, revela a Nasa, agência espacial americana, após mais de 40 anos do acontecido.

“Parece com, você sabe, música do tipo espacial”Os astronautas se mostraram muito surpresos com o que ouviram e discutiram entre si se deveriam ou não relatar o incidente. A transcrição da conversa, que anteriormente era classificada como confidencial, mostra o seguinte diálogo entre os tripulantes:

“Você ouviu isso? Aquele som de assobio? Wuuuuuuuuuu!”

“Bem, isso com certeza é uma música estranha!”

“É inacreditável! Sabe?”

“Devemos dizer a eles sobre isso?”

“Eu não sei. Devemos pensar sobre isso”.

(ouça o áudio desse trecho aqui)

A missão Apollo 10 aconteceu em maio de 1969, tripulada pelos astronautas Eugene Cernan, Tom Stafford e John Young, e precedeu em dois meses a missão Apollo 11, em que pela primeira vez o homem pousou na Lua.

“A tripulação da Apolo 10 estava muito acostumada com todos os tipos de som que deveria estar ouvindo. A lógica me diz que se algo foi gravado lá, então de fato havia algo lá. A Nasa reteria informações do público se eles achassem que agir assim seria no melhor interesse do público”, disse Al Worden, astronauta da Apolo 15, ao programa “Science Channel”.

As transcrições da missão Apolo 10 permaneceram classificadas pela Nasa até 2008.

“Você não ouve qualquer coisa assim até anos após o incidente ter ocorrido, e aí você fica imaginando, já que é uma memória tão antiga, se eles estavam ‘ouvindo coisas’ ou se realmente havia algo lá. Você nunca sabe”, disse Worden ao “The Huffington Post”.

“Se você está atrás da lua e ouve algum ruído estranho em seu rádio, e você sabe que está bloqueado pela Terra, então o que você poderia possivelmente pensar? Houve uma série de incidentes em que astronautas viram e ouviram coisas que eles não reconheciam, e você fica imaginando sobre tudo isso. Eu tenho uma mente muito aberta sobre o que poderia ter acontecido. É uma evidência de alguém, um evento visual ou de áudio, que é difícil de definir. Uma coisa é uma lembrança, mas uma prova real é algo completamente diferente”.

VEJA OS VÍDEOS

Aqui está o programa do Science Channel sobre o tema, dividido em duas partes:

 

 

AINDA SEM EXPLICAÇÃO

De acordo com o “Independent”, ainda não está claro de onde vieram os sons. Alguns cientistas sugerem que partículas no espaço podem ter interferido com os rádios dos astronautas. A nave Cassini, por exemplo, captou sons semelhantes vindos do ambiente de Saturno. Só que, diferentemente do planeta dos anéis, a Lua não tem atmosfera nem campo magnético.


Também não ficou claro porque o incidente permaneceu secreto por tanto tempo. Possivelmente isso se deu por causa da política do governo americano de encorajar astronautas a ficar de boca fechada a respeito de eventos psicológicos incomuns no espaço, de modo que a confiança do público nas missões espaciais se mantivesse forte.Aventou-se também os rádios a bordo poderiam estar interferindo entre si, mas, como disse Worden, os astronautas estavam bem acostumados com esse fenômeno e conheciam os ruídos dele decorrentes.

No fim das contas, os astronautas da Apolo 10 nunca discutiram publicamente os estranhos sons.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp