11/06/2024 às 19h38min - Atualizada em 11/06/2024 às 19h38min

Casal assina acordo para melhorias no abastecimento da Bacia Leiteira

Assinatura ocorreu na sede do TJ/AL e também contou com a participação da Segov, PGE, Águas do Sertão, Equatorial e DPE

Governo de Alagoas
Acordo foi assinado nesta segunda (10), na sede do TJAL
Diego Barros / Ascom Casal
 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) firmou, nesta segunda-feira (10), na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), um acordo para melhorar o abastecimento de água em 19 municípios da Bacia Leiteira. O presidente da Casal, Luiz Neto, e a vice-presidente Operacional, Laura Petri, assinaram o documento.
 

A reunião, conduzida pelo desembargador Fábio Ferrário, relator do processo, tratou da regularização do fornecimento de água na região. O acordo inclui melhorias na infraestrutura, nos reservatórios e o fortalecimento do combate à perda de água e às fraudes, visando maior segurança hídrica.

 

Dentre as medidas já iniciadas, o Governo do Estado, por meio da Casal, inaugurou a instalação de dois novos conjuntos motobombas na captação de água bruta, no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, que foram adquiridos por mais de R$ 10 milhões, beneficiando 200 mil habitantes dos municípios atendidos.

O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira abastece Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, com a distribuição da água tratada pela Casal feita pela concessionária Águas do Sertão. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores, além de parte da zona rural de Belo Monte, também recebem água do sistema, mas com distribuição diretamente pela companhia.

 

Denise Guimarães, procuradora de Justiça; Vítor Pereira, secretário de Estado de Governo; Luís Fernando Demartine, procurador-geral do Estado; Lucas Valença, defensor público estadual; Antônio Hércules, diretor-presidente da Águas do Sertão; e Thiago Attias, superintendente regional da Equatorial, também assinaram o acordo.

Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, parte do acordo já começou a ser cumprida na região, antes mesmo da assinatura final do documento. “Na semana passada, entregamos dois conjuntos motobombas no valor de R$ 10 milhões para o sistema de captação em Pão de Açúcar, que abastece 19 municípios do Sertão alagoano. O trabalho conjunto entre o Governo de Alagoas, a Casal e a concessionária Águas do Sertão deve fortalecer ainda mais o nosso objetivo de melhorar a universalização do acesso à água tratada e esgotamento sanitário em todo o estado”, destacou o secretário.

 

Luiz Neto enfatizou que a companhia vai intensificar a fiscalização na região. “Desde o início desta gestão, a Casal se comprometeu a reforçar o abastecimento da Bacia Leiteira. Este acordo é mais um passo importante para melhorar o fornecimento de água, com aprimoramentos na infraestrutura e ações contra perdas e fraudes. Nosso objetivo é garantir maior segurança hídrica para os alagoanos”, conclui o presidente. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
O Fato Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp