O Fato Publicidade 1200x90
05/06/2024 às 20h39min - Atualizada em 05/06/2024 às 20h39min

Revitalização Histórica: Vice-Governadoria de Alagoas inaugura sede no centro de Maceió

Inauguração ocorre nesta quinta-feira (6) às 11h

Alexandre Câmara / Ascom Vice - Governadoria
Nova sede da Vice-Governadoria
Alexandre Câmara / Ascom Vice-Governadoria
 

A histórica Praça dos Martírios testemunha um novo capítulo com a inauguração da Vice-Governadoria de Alagoas nesta quinta-feira (6), às 11h. O prédio de Nº 453 da Rua Boa Vista, um marco arquitetônico, abre as portas após uma reforma que durou um ano e meio, combinando preservação cultural com modernização administrativa.

 

A revitalização do prédio onde vai funcionar Vice-Governadoria manteve as suas características arquitetônicas externas, mas seu interior foi totalmente modernizado para uso administrativo. Essa combinação oferece benefícios culturais, econômicos e funcionais, criando um ambiente que honra o passado enquanto se adapta às necessidades do presente e futuro.

 

O prédio passou a contar com um elevador, um amplo gabinete para o vice-governador, um auditório com 60 lugares e uma sala de monitoramento, ambos de uso múltiplo. O ambiente de trabalho é todo climatizado e abrigará também uma ouvidoria e banheiros adaptados para deficientes. No prédio, ainda funciona a Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria e uma sala foi disponibilizada para a União dos Vice-Prefeitos de Alagoas (UVP-AL).

 

BENEFÍCIOS E PRESERVAÇÃO CULTURAL

O decreto Nº 38.309, de 2000, do então governador Ronaldo Lessa, declarou a praça Marechal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios) patrimônio histórico e artístico do Estado de Alagoas, e considera seu entorno área de proteção e conservação, com traços arquitetônicos da primeira metade do século passado.

 

“A escolha deste histórico prédio, situado entre o cruzamento da Rua Melo Moraes com a Rua Boa Vista, para ser a Vice-Governadoria, foi a mais acertada possível. Primeiro porque evita, na sua desocupação, vários riscos como comprometimento de sua integridade e valor cultural. Segundo porque é mais um equipamento no parque administrativo formado no entorno da Praça dos Martírios, estreitando laços e conexões entre o Palácio República dos Palmares e o Gabinete do Vice-Governador”, disse Ronaldo Lessa.

 

O fortalecimento de um parque administrativo no centro antigo da capital Maceió, onde o comércio local vem perdendo espaço para centros de compra mais modernos como shopping centers, tem vantagens significativas como a revitalização do centro, a valorização imobiliária, a dinâmica econômica, a sustentabilidade e uso do espaço urbano, acessibilidade, preservação cultural, fortalecimento de identidade urbana e desenvolvimento social.

 

A cerimônia de inauguração será um marco para a cidade de Maceió, simbolizando não apenas a renovação de um espaço histórico, mas também o compromisso com o progresso e a funcionalidade administrativa. Este evento destaca a importância de preservar o legado cultural enquanto se promove o desenvolvimento urbano e social, refletindo o dinamismo e a resiliência da capital alagoana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp