O Fato Publicidade 1200x90
30/07/2022 às 11h33min - Atualizada em 30/07/2022 às 11h33min

Arthur Lira trabalha para proteger prefeito investigado pela PF e evitar novas operações

Cadaminuto

Dois dias após visitar a cidade de Rio Largo junto com seu pré-candidato ao governo, o deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi surpreendido com a divulgação de um relatório da Polícia Federal que aponta que R$10,6 milhões em repasses feitos pela prefeitura de Rio Largo às empresas Litoral e Reauto foram sacados por funcionários das firmas na boca do caixa, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022. 


O inquérito, que foi revelado pela primeira vez pelo jornal Novo Extra, foi instaurado em abril de 2021, após representação da procuradoria do município de Rio Largo. 


A PF pediu à Justiça Federal de Alagoas a quebra do sigilo bancário e fiscal, o sequestro de bens e a prisão preventiva de alguns investigados, inclusive do prefeito. Só neste ano, Arthur Lira indicou R$ 8,9 milhões do orçamento secreto para o Fundo Municipal de Saúde de Rio Largo.


Pânico de prefeitos aliados


O prefeito Gilberto Goncalves é o segundo do Centrão que é alvo de  operação  da PF, o primeiro foi o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, do PL do Maranhão. Essas operações deixaram em pânico prefeitos alagoanos que são aliados de Arthur Lira e que também receberam verbas do orçamento secreto


A reportagem do CadaMinuto ouviu de dois diferentes prefeitos que pessoas ligadas ao deputado Arthur Lira entraram em contato com eles para tranquilizar os gestores, explicando que já  se organizaram junto à PF e a aliados do presidente Bolsonaro para que não existissem mais operações da Policia Federal durante os próximos dias.


Vídeo e pressão por candidatos


Os prefeitos ouvidos pelo CadaMinuto relataram também com preocupação que um vídeo feito pelo ex-chefe do  MP, Alfredo Gaspar, que é candidato a deputado e também aliado de Arthur Lira, apontava que a Polícia Federal estaria chegando em Alagoas, e lembraram da pressão que recebem para apoiar os candidatos da base de apoio do presidente da Câmara, como ele próprio para deputado federal, Rodrigo Cunha para o governo e três diferentes nomes para a Assembleia Legislativa.


Fantástico e reportagens nacionais


Outro ponto que foi apontado por aliados de Arthur é que uma equipe do Fantástico, programa da Rede Globo, estaria em Alagoas desde o início da semana, e que os maiores veículos de comunicação do país estão com equipes focadas em descobrir o destino das verbas do orçamento secreto.


Alguns prefeitos relataram a reportagem que estão temerários com essa exposição, já que o alvo das matérias seria o deputado Arthur Lira. A reportagem  do CadaMinuto confirmou que uma equipe do Fantástico trabalha em Alagoas com algumas pautas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp