O Fato Publicidade 1200x90
15/04/2022 às 09h47min - Atualizada em 15/04/2022 às 09h47min

Renan Filho chama de “rasa” análise econômica de Arthur Lira e diz que Alagoas foi um dos estados que mais cresceu em 7 anos

Assessoria

Na noite desta quinta-feira (14), o ex-governador Renan Filho (MDB) usou suas redes sociais para questionar dados divulgados pelo deputado federal Arthur Lira (PP) sobre projeções acerca da economia alagoana. “Essa análise econômica rasa é sua cara, @arthurlira. Como sempre, vc trata com desprezo indicadores oficiais e usa dados de consultoria para desinformar”, rebateu.


Em extenso texto, Renan Filho buscou fazer uma prestação de contas do desenvolvimento econômico do Estado e não poupou críticas ao parlamentar. “Pense menos em Orçamento Secreto e mais no povo, deputado @arthurlira. Seja grande! Defenda sua região. Ainda há tempo! Tenho feito minha parte e os alagoanos conhecem bem as diferenças entre meu trabalho à frente do Governo do Estado e o seu que produz mais para o próprio umbigo”, disparou.


Mais cedo, o deputado usou dados de uma consultoria para questionar o desenvolvimento econômico de Alagoas e usa dados do Auxílio Brasil sobre empregos com carteira assinada. O emedebista respondeu com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Alagoas foi um dos Estados que recuperou mais rápido sua atividade econômica desde a crise que abateu o Brasil em 2014. Nosso PIB superou o patamar desse período já em 2018, enquanto o país até hoje não recuperou o PIB de 2014 e nem vai recuperar este ano ”, argumentou.


Em sua publicação, Renan Filho destacou setores da economia alagoana que tiveram expansão sustentada nos últimos anos e criticou volume de recursos federais repassados. “De 2014 a 2021, Alagoas está entre os 5 estados brasileiros com maior crescimento econômico, segundo o IBGE. Bom ressaltar que isso ocorreu praticamente sem qualquer ajuda de recursos federais, vide a paralisação das obras do Canal do Sertão e a interminável duplicação da BR-101”, disse.


Chefe do Executivo de Alagoas por sete anos, até o último dia 02 de abril, Renan Filho detalhou em sua resposta onde houve crescimento econômico em sua gestão. “O impulso real veio da diversificação da agricultura, da forte expansão do turismo, impulsionada pela redução da violência e das melhorias da infraestrutura, e de investimentos privados, como a mineração, e o aporte de R$ 10 bilhões em investimentos do Governo de Alagoas. Certamente, em 2022 e nos próximos anos, Alagoas continuará crescendo acima da média nacional. O grande volume de investimentos que está sendo executado, principalmente em infraestrutura, saneamento e ações de fortalecimento da agricultura, manterá Alagoas como destaque em crescimento”.


Por fim, ele rebateu a comparação do número de beneficiários do Auxílio Brasil em relação ao número de carteiras assinadas e responsabilizou Arthur Lira pela falta de uma política de desenvolvimento regional. “Informo deputado, que em estados nordestinos mais ricos que nós, como Bahia, Pernambuco e Ceará, isso também ocorre. Certamente é fruto da falta de política federal de desenvolvimento regional, do sucateamento de nossas universidades federais e do tratamento de abandono que a região vem recebendo enquanto vc, inerte, preside a Câmara dos Deputados”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp