O Fato Publicidade 1200x90
11/04/2022 às 15h56min - Atualizada em 11/04/2022 às 15h56min

Robótica Educacional invade o Sertão Alagoano

Redação de sites associados à USSA
Na manhã de ontem, sábado (9), no município de Canapi, distante 254km da capital alagoana, com uma população de aproximadamente 18000mil habitantes, ocorreu a 1ª Olimpíada Municipal de Robótica, promovida pela gestâo do município sob a coordenação da Secretaria de Educação. Em clima de muita alegria e integração entre os participantes, o evento teve as suas atividades desempenhadas nos dois períodos,(matutino e vespertino), com pausa para o almoço e reposição das energias dos participantes.

A Robótica Educacional vem integrando os alunos à tecnologia, a ciência e a inovação e vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos.

 
 
 
 
 

Coordenadora pedagógica, Kelly Cristina, em momento de intervalo das atividades - Por Régis 


De acordo com a Coordenadora Kelly Cristina, o projeto inicialmente, teve a capacitação de 190 profissionais da educação e a participação de 500 alunos(as) das escolas POLOS participantes, que foram sendo selecionados até chegar a essa fase final, divididos em quatorze(14) grupos, contemplando alunos do fundamental I, II e do EJA. Na oportunidade, novos KITS foram disponibilzados para às escolas que serão inseridas no projeto e não participaram dessa primeira Olimpíada, a exemplo das unidades da zona rural.
Essas atividades serão disponibilizadas a todas às escolas municipais, obedecendo aos critérios curriculares. Enfatizou ainda que, além da capacitação disponibilizada aos profissionais da educação, são ofertados também, suporte técnico presencial e via whatsapp, assessoria online e aulas remotas para sanar quaisquer dúvidas, em tempo real. Concluiu.
 
 
 
 


Kits aguando para serem entregues às escolas - Por: Jornalista Maciel
 

 
 
 
 

Mesa de premiação para os vencedores da 1a Olimpíada de Robótica em Canapi - Al - Por: Jornalista Maciel 


Já na chegada de nossa equipe ao local do evento foi possível sentir os reflexos positivos que envolviam o ambiente e seus agentes, alunos, pais, professores, diretores, gestores e executores. Um êxtase de felicidade, principalmente entre os mais jovens que veem na tecnologia o mundo de descobertas e possiblidades de aprendizado.

Seguindo algumas etapas, os alunos passaram por um breve cadastramento para indentificação de suas respectivas equipes e posicionamentos de bancadas que continham Kits para execução de suas tarefas de acordo com o que seria solicitado por uma equipe técnica da MEGALIC responsável pela dinâmica de execução, diga-se, de passagem e confesso que, desconhecia por completo, a forma lúdica aplicada às atividades apresentadas, a interação, o espírito de grupo para resolução dos problemas apresentados, a troca de conhecimento para elaboração de novas alternativas visando enfrentar os desafios seguintes. Enfim, encantado com a multidisciplinalidade da temática.

 

 
 
 
 


Delegação da Escola José Fonseca Lins, do Carié -  diretoras Marly Santiago e Claudineide Caiano - Imagem por cortesia
 

 
 
 
 

Diretor da Escola Ananere C. Gomes Nerisvaldo - Imagem por: Marcos Souza 


Para Nerisvaldo, a robótica despertou a curiosidade pelo desconhecido, o empenho e a vontade em descobrir alternativas viáveis para o que se apresenta, inclusive em termos de desempenho em sala de aula, bem como em comportamento. Disse: "Uma grande iniciativa do município e um ganho imensurável trazendo a tecnologia e a inovação, principalmente para os alunos, professores, escolas e familiares". Parabéns, o evento tá show.




 

 
 
 
 


Familiares na torcida por bons desempenhos dos participantes - Imagem por cortesia 


Na animação, familiares, funcionários das escolas participantes e amigos dos alunos competidores exibiam muita alegria e transmitiam energias positivas ao vibrarem a cada prova concluída pelos representantes de suas equipes, tudo isso, de forma saudável e sem extrapolar os limites do respeito mútuo. Uma competição em que, a força física deu lugar ao raciocício lógico, a capacidade de absolver opiniões, a exposição de idéias e criatividade.


Dos pais
 

 
 
 
 

Cristiane Bezerra, mãe do aluno Emanoel Nascimento, durante intervalo das atividades - Por: deolhoalagoas 


Observadora e participativa, a mãe do aluno Emanoel não escondia a felicidade e a satisfação em poder observar de pertinho, o desempenho do filhão, durante às atividades.  Disse ela:
"Esse projeto veio como uma luz para os nossos filhos; eles estão super empolgados,  é algo novo, algo que mexe com tecnologia e eles gostam", disse com o sorriso estampado no rosto.. 
Autoridades que prestigiaram o evento, também fizeram questão de enaltecer a iniciativa do município.

 

 
 
 
 

Vice-prefeito Hermenso Melo - O Herminho ( ao centro ) - Image: Por Jornalismo 82 


Em sua fala, o Vice-prefeito Herminho, mencionou a responsabilidade e o compromisso do prefeito em buscar sempre o melhor para os canapienses.

"Motivo de alegria e muito gratificante esse momento em que vemos essa parceria trazendo benefícios para o nosso povo. O prefeito Vinícius é incansável na busca por recursos para o nosso município, investindo em nossas crianças, nossos jovens e quem sabe, não surjam aqui, futuros engenheiros eletrônicos, profissionais que possam levar o nome de Canapi a outras cidades, outros estados, a nível de Brasil", arrematou Herminho

 
 
 
 

Já o Secretário Municipal de Educação, Luiz Vieira (ao lado do Vice-prefeito Herminho) destacou os desafios da gestão no processo de reestruturação da educação nesse momento pós-pandemia e lisura da gestão: Por Régis


Eu acredito que, diante das estratégias montada pela secretaria de educação, do trabalho, da condição que a gestão municipal vem nos ajudando na educação, automaticamente os resultados positivos estimulam a gestão a investir mais ainda no segmento do nosso município. Eu acredito que a robótica surge como um prêmio de todo aquele esforço que a rede fez e vem fazendo no dia a dia. Ainda segundo o secretário, além do ensino fundamental I e II que engloba do 1° ao 9° ano, mas estudamos, montamos uma estratégia e acrescentamos para o infantil, educação para jovens e adultos.

Do Desafio.
"Depois de dois anos de pandemia, ter o aluno de volta a sala de aula já é um grande desafio; e chegar na escola e poder  colocar em prática, usar o que nós temos de bom na robótica, isso será um grande espetáculo. Jovens e adultos que estão inseridos, pessoas de 60, 70 anos envolvidos com a robótica é algo que jamais poderíamos imaginar, ainda mais aqui em Canapi, um município pequeno com limitações financeiras, mas que aplica os recursos com lisura", cravou o secretário.
Da Parceria
'O primeiro passo é firmarmos parceria com a comunidade escolar, e às secretarias, mas o importante é a parceria que o prefeito Vinícius busca no sentido de angariar recursos e isso, só é possível por que temos um gestor focado em buscar esses parceiros e aí,  posso citar e agradecer, ao governo federal e aos que se unem a nós, pois o município jamais teria como fazer um investimento desse porte na educação', finalizou Luiz Vieira.

 

 
 
 
 


Para o Coordenador Pedagógico, Júnior Lima, a importância da robótica, na verdade, extrapola qualquer perspectiva local - Por: Alagoas Atenta


Já o coordenador pedagógico Júnior Lima, demonstrou bastante clareza em sua colocação pertinente ao tema do evento:

" A importância na verdade, extrapola qualquer perspectiva local, uma vez que, a demanda de robótica na educação hoje é uma demanda em escala global, não se pode pensar em futuro de uma nação ou país, negligenciando os avanços tecnológicos, né. E para vc ter avanços, todos os países que assim o tiveram, começaram pela educação e quem materializa essa questão tecnológicas hoje, desde a pré-escola em comunidades, como Shanghai, é a robótica na educação". Arrematou 

Veja vídeo

ROBÓTICA PEDAGÓGICA INVADE SERTÃO ALAGOANO - Por USSA


Por Redação de sites associados à USSA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp