O Fato Publicidade 1200x90
29/06/2021 às 18h55min - Atualizada em 29/06/2021 às 18h55min

Vídeo que mostra governador e senadores da Bahia em festa é antigo

Mensagem afirma que líderes políticos baianos teriam participado de festividade junina sem máscara durante pandemia

AGÊNCIA ALAGOAS

Circula no WhatsApp um vídeo em que aparece o governador da Bahia, Rui Costa, dançando forró ao lado de líderes políticos, com a informação de que aglomeraram sem o uso de máscara em plena pandemia. Não é verdade. O vídeo foi gravado em 2018 e foi retirado do contexto. 

O texto que acompanha o vídeo tenta manipular quando a confraternização aconteceu. “A turma do fique em casa e da CPI da cloroquina todos sem máscaras no forró no final de semana na Bahia: governador da Bahia Rui Costa, senador da CPI Otto Alencar e senador Jacques Wagner”, diz a mensagem. 

No entanto, a ocasião registrada no vídeo não foi durante a pandemia, mas em 2018, quando não existia o vírus da Covid-19 ou qualquer medida de distanciamento social. As imagens, inclusive, circularam equivocadamente no mesmo ano com a ideia de que fosse uma afronta ao momento em que o Brasil enfrentava com a greve de caminhoneiros. O boato foi desmentido pelo Jornal Grande Bahia.

Devido à ligação entre forró e o período junino, o vídeo voltou a circular fora de contexto. A informação falsa compartilhada tenta fazer uma acusação como forma de crítica às restrições adotadas pelos governos estaduais e pela condução da CPI da Pandemia, da qual o senador Otto Alencar faz parte. A comissão parlamentar de inquérito investiga possíveis omissões e irregularidades nas ações federais durante a pandemia.

O Governo da Bahia, por meio do site Bahia Contra o Fake, esclareceu a situação e afirmou que os envolvidos na propagação do conteúdo serão responsabilizados: “É completamente falsa a informação que o governador Rui Costa dançou forró e aglomerou em plena pandemia em Irecê, no interior da Bahia. O vídeo foi retirado do contexto e está sendo compartilhado como se fosse atual. Os responsáveis serão denunciados e responsabilizados judicialmente pela disseminação das informações falsas na internet”. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp