O Fato Publicidade 1200x90
11/05/2019 às 22h17min - Atualizada em 11/05/2019 às 22h17min

Milagre por intercessão de Frei Damião é reconhecido pelo Papa

Frei Damião: grande referencial de fé, esperança e caridade. Nesta entrevista, o Postulador da Causa de Beatificação do frei Damião, frei Jociel Gomes, explica o significado das Santas Missões.

O Fato com Agência
REDES SOCIAIS

 

rtilhaMariangela Jaguraba - Cidade do Vaticano
No início deste mês de abril, o Papa Francisco reconheceu o milagre por intercessão do Venerável Servo de Deus frei Damião de Bozzano, no século Pio Giannotti, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que será beatificado.Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Chegou ao Brasil, em 1931, e radicou-se em Recife (PE). Dedicou-se às populações mais pobres do país e às Santas Missões durante os seus 66 anos de vida religiosa. Faleceu em Recife, em 31 maio de 1997.Nós contatamos, em Recife, o Postulador da Causa de Beatificação do frei Damião, frei Jociel Gomes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que nos explica o significado das Santas Missões.

Ouça o áudio:

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Kellycio Medeiros Pereira (Conferência CCB)

Vaticano concede a Frei Damião título de venerável

 

A Arquidiocese de Olinda e Recife e a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, da Congregação dos Capuchinhos, divulgaram que o papa Francisco autorizou promulgar, nesta segunda-feira (8), o decreto pelo qual reconhece as virtudes heroicas de Frei Damião de Bozzano e de outros.

A decisão ocorreu em audiência com o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no último 6 de abril de 2019, no Vaticano. A partir de agora, Frei Damião ganha o título de venerável. O próximo passo é ser declarado beato e depois santo.

O processo de canonização, no entanto, é demorado e inclui cuidadosa documentação. No Recife, o capuchinho frei Jociel Gomes é o responsável pelo encaminhamento dos documentos e relatórios referente à causa junto ao Vaticano. Após nove anos de trabalho reunindo e organizando dados, testemunhos e documentos, frei Jociel enviou a documentação do processo para o Vaticano em 28 de junho de 2012 com a autorização do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Somente agora, quase sete anos depois, chegam as notícias sobre o título de venerável.

“O povo já proclama Frei Damião santo por tudo que ele viveu nas missões e no dia-a-dia da população pobre do Nordeste, mas a Igreja mantém a salutar cautela dos estudos da vida e das obras, antes e depois de sua morte, para declará-lo santo”, explicou dom Fernando. “Continuemos rogando a Deus para que nos dê a graça de alcançar a canonização de Frei Damião”, acrescentou.

A notícia do decreto promulgado hoje alegrou o clero e os fiéis do Nordeste. Em mensagem enviada a dom Fernando Saburido, o bispo de Nazaré da Mata, dom Francisco Lucena, expressou seu contentamento com o andamento do processo de beatificação e canonização de Frei Damião. “Viva o nosso Apóstolo Missionário do Nordeste. Viva o nosso Regional NE2. Viva a Província N. Sra. da Penha do Nordeste do Brasil. Frei Damião praticou as virtudes heroicas e viveu com fidelidade na graça de Deus. É o nosso venerável Frei Damião. Dia de muita alegria!”, escreveu.

Para declarar uma pessoa santa, deve-se percorrer um caminho cuidadoso e, por vezes, demorado. O bispo local inicia a causa com a Congregação do Vaticano para as Causas dos Santos, com um postulador pesquisando e estudando detalhes da vida e das obras da pessoa a ser declarada santa. Material reunido, encaminha-se para o Vaticano que, ao analisar o compêndio, vai reconhecer suas virtudes heroicas (declarando-o venerável).

Até aí, é apenas o reconhecimento da Igreja de que a pessoa teve uma vida especialmente sagrada ou foi martirizada por sua fé. Adiante, tendo o primeiro milagre comprovado, a pessoa é beatificada. Se o Vaticano reconhecer um segundo milagre, o Papa nomeia-o santo. É a canonização, que atribui ao novo santo um dia de festa (normalmente na data de sua morte, que é quando nasce para a vida no céu), permitindo que igrejas sejam nomeadas em sua honra.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp