O Fato Publicidade 1200x90
15/04/2019 às 20h56min - Atualizada em 15/04/2019 às 20h56min

Museu de História Natural de Nova York desiste de sediar premiação de Bolsonaro

Decisão foi tomada em conjunto com Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, após protestos de pesquisadores da instituição, que consideram o brasileiro 'inimigo' do meio ambiente

O Fato com Agência

SÃO PAULO — O Museu Americano de História Natural anunciou nesta segunda-feira que desistiu de sediar a homenagem ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que receberá o título de Personalidade do Ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos no próximo dia 14 de maio. De acordo com mensagem divulgada pelo museu em uma rede social, a decisão foi tomada em conjunto, e a cerimônia será realizada em outro lugar, ainda não divulgado.

“Com respeito mútuo pelo trabalho e metas de cada uma de nossas organizações, concordamos em conjunto que o museu não é a melhor localização para o jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Este evento tradicional vai ocorrer em outro local, na data e na hora originais”, informou o museu, sediado em Nova York, no Twitter.

A decisão foi anunciada após uma série de protestos de membros da instituição científica por considerarem o presidente brasileiro um “inimigo” da preservação ambiental. Em uma carta aberta à presidente do museu, Ellen Futter, estudantes, doutorandos, funcionários e pesquisadores da instituição pediram na semana passada o cancelamento da homenagem a Bolsonaro, a quem chamaram de “presidente fascista do Brasil”, afirmando que o evento seria “uma mancha na reputação do museu”. O texto foi acompanhado por um abaixo-assinado que no sábado já contava com mais de 500 assinaturas.

 

Após ficar claro que a comunidade ligada ao museu não gostaria de receber o evento que homenageará Bolsonaro, a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos não tratou do tema publicamente, mas iniciou uma verdadeira corrida para arranjar um outro local em Nova York — que não poderia ser público, depois que o prefeito da cidade, Bill de Blasio classificou Bolsonaro de “uma ameaça”.

Nesta segunda-feira, integrantes da câmara se reuniram com representantes do museu e tomaram a decisão conjunta. Em mensagem em uma rede social, a Amcham disse que já consegiu um novo local que, segundo fontes próximas à câmara, “manterá o prestígio que o jantar de gala exige” e vai atender bem à imagem do presidente. O local deverá ser anunciado nas próximas horas e, provavelmente, será um hotel de luxo. se isso for confirmado, o evento volta às suas origens, quando ocorria em hotéis.

Na sexta-feira e no sábado, a direção do Museu de História Natural havia postado também no Twitter mensagens em que afirmava compartilhar da preocupação dos que pediam que não sediasse o evento, e que a analisava as opções a tomar.

“O Museu gostaria de agradecer às pessoas que expressaram suas visões sobre o evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Queremos que saibam que entendemos e compatilhamos de seu desconforto”, disse a mensagem do último sábado. “Queremos deixar claro que o Museu não convidou o presidente Bolsonaro; ele foi convidado como parte de um evento externo. Ainda assim, estamos profundamente preocupados com as metas políticas do atual governo brasileiro, e estamos trabalhando ativamente para compreender nossas opções em relação a esse evento.”

A reação à realização da cerimônia no Museu de História Natural  começou quando um portal de notícias de Nova York, Gothamist, fez uma reportagem sobre a premiação, citando um ambientalista que mencionava a política do governo brasileiro para a Amazônia e ressaltava ser “uma ironia particularmente amarga que um homem que tenta destruir um dos recursos naturais mais preciosos seja nomeado Personalidade do Ano dentro de um espaço dedicado à celebração do mundo natural”.

— Ele nega a existência de mudanças climáticas antropogênicas e nomeou vários outros que também as negam para seu Gabinete. E ele também está desmantelando as proteções ao meio ambiente no Brasil. Então, obviamente não se trata de algo para ser celebrado pela ciência — afirmou depois Philip Fearnside, americano que leciona no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), à agência de notícias Reuters.

Ingressos esgotados

Todos os ingressos e mesas para a premiação já foram vendidos — alguns por até US$ 30 mil. Além da premiação, Bolsonaro deverá aproveitar a viagem a Nova York para conversar com empresários e investidores, em um evento organizado pelo Lide, associação empresarial do atual governador paulista, João Dória.

A  Câmara ainda não divulgou quem será o americano homenageado — a cada ano, são escolhidos duas Personalidades do Ano, um de cada país. Em 2018, além de Moro, Michael Bloomberg, bilionário, filantropo e ex-prefeito de Nova York venceu a honraria, mas ficou poucos minutos no evento e nem sequer ouviu o discurso de Moro.

Museus de Nova York e de todo os Estados Unidos são alugados constantemente para eventos, em especial para premiações de gala. Isso ajuda no orçamento das instituições. Porém, há um movimento crescente para que estes locais não sejam palco de homenagem a pessoas que pensam diferente das instituições ou representem posicionamentos contrários à ciência. Algumas entidades estão indo além e não aceitam mais doações de pessoas ou empresas ligadas a questões controvertidas, como negócios envolvendo armas.

A escolha de Bolsonaro como personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos foi cercada de polêmicas. Foi a primeira vez que um presidente em exercício foi escolhido como “personalidade do ano”. Segundo pelo fato de a honraria ter sido outorgada a Bolsonaro no início de seu governo, quando ele não havia enviado nem a proposta de reforma da Previdência ao Congresso.

Em março, a Câmara negou ao GLOBO que houvesse um mal-estar com a escolha de Bolsonaro. Mesmo sem ter concedido entrevista, a entidade informou por e-mail que “o presidente foi escolhido pelos membros da Câmara com número de indicações inédito. Em seguida, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Diretores da Câmara de Comércio Brasil - EUA".
Fonte:O Globo

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp