O Fato Publicidade 1200x90
16/03/2019 às 01h58min - Atualizada em 16/03/2019 às 01h58min

Ópera na Tela : Turandot

Ópera numa sala de cinema

DAVID HERNANDES - Radialista e Blogueiro
Assistir ópera é um luxo! .Em outrora esse tipo de espetáculo era exclusividade dos grandes teatros. as pessoas iam muito bem vestidas e é claro não dispensavam um chique binoculo
Mas o tempo mudou e agora o público pode assistir uma ópera numa confortável sala de cinema através do Projeto:  Ópera na Tela ,que é exibido a cada 15 dias na sala de cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara.
Neste sábado às 15 horas o Opera na Tela exibe: “TURANDOT”

SINOPSE
 A princesa Turandot, filha do imperador Altum, da China, odeia todos os homens e jura que jamais se entregará a um deles. Essa aversão tem sua origem no estupro e assassinato da princesa Lo-u-Ling, fato que a deixou traumatizada para sempre. Sob a pressão do pai, ela aceita se casar. Porém, impõe uma condição: ela proporá três enigmas a todos os candidatos, que serão decapitados caso não consigam desvendá-los. Desse modo, ela somente se casará com aquele que decifrar as três dificílimas charadas.
A opera divide-se em três atos 
Ato I
A multidão espera a execução do príncipe da Pérsia, o mais recente pretendente a falhar no teste de amor proposto pela princesa Turandot: quem não esclarecer os três enigmas morre. Em meio à confusão, uma jovem clama por ajuda para um velho que tropeça. Ao socorrê-lo, Calaf reconhece o pai, Timur, rei deposto da Tartária, e pergunta à jovem por que também arrisca a própria vida. Porque um dia o príncipe Calaf sorriu para ela, responde Liù. Turandot confirma a execução, com grande pompa. Arrebatado por sua beleza, Calaf resolve conquistá-la. Ping, Pang e Pong, os ministros do imperador, tentam dissuadi-lo afirmando que Turandot é como qualquer outra mulher. Calaf proclama que só ele a ama, e Liù implora que desista. Ele pede a Liù que cuide de seu pai e toca o gongo anunciando sua intenção.
 
Ato II
Ping, Pang e pong rememoram as execuções assistidas: 10 no ano do cachorro, 13 já neste ano do tigre. Trompetes anunciam a chegada de Turandot. Ela explica que sua crueldade e castidade vingam o sofrimento de uma antiga princesa chinesa. Avisa então ao anônimo pretendente que os enigmas são três, mas a morte é única. Calaf decifra os dois primeiros enigmas. Turandot expõe então o terceiro: “Gelo que arde, e com a tua chama ele te congela ainda mais; brilhante e sombrio, querendo libertar-te te escraviza ainda mais; aceitando-te como escravo, ele te faz rei.” Calaf responde: “Turandot”. Arrasada, a princesa implora ser liberada do compromisso. Querendo o seu amor, o príncipe “desconhecido” oferece uma saída: se ela descobrir seu nome até o alvorecer, ele aceitará morrer.
Ato III
Ninguém pode dormir em Pequim, mas Calaf está seguro de seu segredo. Os ministros advertem que Turandot massacrará a população se ele não for identificado. Calaf sofre ameaças de morte. Quando Turandot surge, Liù afirma que só ela sabe o nome do príncipe, mas nem sob tortura o revelará. Turandot pergunta a fonte de sua força. E ela responde: “Amor”, dizendo que a princesa também amará o príncipe. Pega, então, um punhal e se mata. Em meio à comoção geral, Calaf tira o véu de Turandot e a beija com paixão. Humilhada e derrotada, ela ordena-lhe que parta sem revelar seu nome. Mas ele diz que não tem interesse em manter o mistério e lhe oferece ao mesmo tempo o nome e a vida. Triunfant, Turandot volta-se para o imperador, os cortesãos e o povo e anuncia o nome do príncipe: Amor.
 
SERVIÇO : Ópera na Tela
QUANDO: Dia 16 de março 
HORA: 15 horas
ONDE: Centro Cultural Arte Pajuçara
PREÇO: R$20,00 inteira
              

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp