O Fato Publicidade 1200x90
24/01/2019 às 14h19min - Atualizada em 24/01/2019 às 14h19min

Saiba como funciona o Fórum de Prevenção e Controle Social

Grupo de entidades monitora gasto público

O Fato com Controle Social
Wellington Cassiano e Alesandro Fernandes, integram a coordenação do Fórum de Prevenção e Controle Social
A atuação do Fórum de Prevenção e Controle Social tem chamado à atenção dos prefeitos alagoanos, pela velocidade de providências que vem tomando em relação ao acompanhamento sistemático dos gastos públicos.Os coordenadores do FPCS estão dedicados em monitorar os gastos de municipalidades, evitando excessos, desperdícios e desvios, e ajudando a economizar dinheiro público.
Rotina de fiscalização
Em geral, a forma de atuação do Fórum de Prevenção e Controle Social é o seguinte: a coordenação faz um pente-fino em Diários Oficiais, portais de transparência, projetos de lei e sessões na Câmara. Denúncias de cidadãos também entram na pauta. Havendo casos suspeitos, o FPCS solicita mais dados por meio da Lei de Acesso à Informação. Depois, encaminha questionamentos aos gestores públicos. Quando não há providências, reporta o caso aos órgãos de controle efiscalização com poder decisório, como Cãmara de vereadores, Contoladoria-Geral da União, MinistérioPúblico, Tribunal de Contas, Polícia Federal e Polícia Civil.
Marcação cerrada
Apesar de novo, o FPCS conta com integrantes com vasta experiência no combate à corrupção no estado de Alagoas, é o caso do Coordenador-Geral do FPCS, Antônio Fernando da Silva – mais conhecido como Fernando CPI, que ao longo dos seus 55 anos, dedicou 30 anos de sua vida no incessante combate à corrupção, inclusive, Fernando CPI, foi o autor de várias representaçõs que culminaram na punição de alguns políticos alagoanos.
MCCE, CARAS PINTADAS E REPÓRTER MIRIM
As entidades da sociedade civil organizada são hoje espaços fundamentais para que o cidadão exerça controle sobre os atos da administração pública.Outro dedicado coordenador do FPCS é o líder nacional do Movimento Caras Pintadas, Raudrin de Lima, fundado em 2002, em parceria com Dêvis Klinger, a ONG é um dos maiores movimentos de combate à corrupção do Brasil, que se encontra em plena atividade.
CHEQUE EM BRANCO
No caso dos impostos, damos um cheque em branco para as prefeituras darem contrapartida em serviços. Ninguém entrega um cheque ou procuração em branco na vida cotidiana sem cobrar resultados depois. É isso que falta na participação política do cidadão: fiscalizar os eleitos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp