O Fato Publicidade 1200x90
02/01/2019 às 00h24min - Atualizada em 02/01/2019 às 00h24min

Renan Filho toma posse em novo mandato de Governador de Alagoas

O Fato com Agência
Internet

Tomaram posse nesta terça-feira, dia 1º de janeiro de 2019, o governador Renan Filho (MDB) e o vice-governador Luciano Barbosa (MDB), reeleitos com 77,30% dos votos. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

O governador chegou à ALE acompanhado dos dois filhos e da primeira-dama, Renata Pires Calheiros. O juramento aconteceu por volta das 15h30.

Em seu discurso de posse, o governador citou o poeta Fernando Pessoa, o escritor alagoano Graciliano Ramos e o cantor e compositor Lulu Santos, e destacou que conduzir o estado é seguir na 'missão da minha vida'.

 

"Alagoas me trouxe aqui de novo. O povo fez a escolha com total liberdade, de maneira soberana, e decidiu que temos que continuar na missão que começamos, constuir o muito que ainda falta construir na nossa Alagoas, ouvir o povo, aprender com ele, seguir bebendo na fonte limpa da experiência popular, onde está o caminho mais direto", disse Renan Filho.

 

"Daqui até 2022 tem muito trabalho. Estamos partindo de um ponto melhor que em 2015. Alagoas foi privilegiada pelas circunstâncias e pelo trabalho dessa equipe que participa dessa segunda posse", avaliou.

Ele também classificou que seu governo tem como marca a cobrança por resultados, mas sem autoritarismo.

"Acomodação cria mofo. Se chegamos até aqui, é porque esse é um governo insaciável na cobrança de resultados. É assim que se mantém o governo. Os resultados, se não cobrados, demoram a chegar. A cobrança não deve ser uma rotina tirânica ou afirmação de superioridade. É o desafio que cada um deve fazer a si próprio. A cobrança, feita de maneira certa, é recebida com elogio. Só se cobra resultados daqueles que podem ser cobrados", afirmou o governador.
 

Renan Filho destacou também os avanços na educação no primeiro mandato.

"O que era promessa virou realidade, com 50 escolas de tempo integral, que estimula a descoberta e revela talentos. Além das escolas, nossos alunos se destacaram nas olimpíadas nacionais de matemática, física e robótica. Com o programa escola 10, criamos uma sinergia com os municípios, que nos levou ao maior crescimento do Ideb", afirmou.

E lembrou o início do seu primeiro governo. "Há 4 anos, eu disse que faria da escola nosso principal equipamento público, e o desenvolvimento viria com investimento na educação. Nosso governo institucionalizou um programa que não é mais de governo, mas de estado. Vamos elevar ainda mais os indicadores do Ideb, com mais escolas, mais ginásios de esporte, centros de educação integral na capital e no interior".

Durante o discurso no plenário da ALE, o governador citou o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que tomou posse nesta terça, em Brasília, e brincou com o tempo de discurso de cada um.

"Falei mais que Bolsonaro, que falou pouco. Desejo ao novo presidente muita sorte na condução do país. E que ele possa, de forma serena, democrática, encontrar o caminho do desenvolvimento do nosso país, que construa pontes para que o que for feito, que beneficie a grande maioria, e que vá de encontro aos interesses daqueles que defendem os privilégios, e que querem controlar a riqueza do país", afirmou Renan Filho.

Antes de entrar no plenário, Renan Filho falou também sobre o novo mandato e reforma administrativa.

 

"Vamos trabalhar para melhorar as políticas públicas. Nosso estado, que era conhecido pelos altos índices de violência, poucos leitos nos hospitais, agora é conhecido como o que mais reduz violência, investe em educação, infraestrutura", avaliou o governador reeleito.

 

Ele também comentou a relação entre os Poderes e o trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo.
 

Reforma administrativa

 

O governador de Alagoas, assim como no início do primeiro mandato, falou que vai promover uma reforma do secretariado, para oxigenar a administração pública.

 

"Estou adequando a reforma do secretariado ao calendário legislativo. Até o início de fevereiro, vamos com a equipe que está aí. Depois disso, faremos as reformas necessárias", explicou.

 

Depois da posse, Renan Filho deu posse aos 20 secretários, procurador-geral e controladora-geral de Estado em uma cerimônia realizada no Palácio Museu Floraniano Peixoto, no centro de Maceió.

 
Plenário da ALE ficou lotado para posse do governador e do vice-governador de Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

Plenário da ALE ficou lotado para posse do governador e do vice-governador de Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

Plenário da ALE ficou lotado para posse do governador e do vice-governador de Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

Plenário da ALE ficou lotado para posse do governador e do vice-governador de Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

Plenário da ALE ficou lotado para posse do governador e do vice-governador de Alagoas — Foto: Derek Gustavo/G1

E reconheceu que é preciso reconhecer o que não deu certo, para que haja melhorias.

"Vamos seguir procurando onde precisamos melhorar. Ainda há áreas que há muita coisa por fazer. Vou trabalhar para retribuir o carinho das pessoas, com dedicação e trabalho, para uma Alagoas ainda melhor", disse o governador.

Além dos deputados estaduais, diversas outras autoridades e políticos compareceram à posse do governador e do vice-governador de Alagoas.

Também reeleito, o senador Renan (MDB), pai do governador, esteve presente à cerimônia. Assim como o agora ex-deputado federal Ronaldo Lessa (PDT).
G1


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp