O Fato Publicidade 1200x90
19/09/2015 às 00h18min - Atualizada em 19/09/2015 às 00h18min

PRÊMIO MARECHAL FLORIANO PEIXOTO SERÃO ENTREGUE A PERSONALIDADES ALAGOANAS EM IPIOCA

O Fato

O Premio Marechal Floriano Peixoto, Homenagear personalidades Alagoanas, que contribuíram e vem contribuindo para o desenvolvimento do bairro de Ipioca.

Instituído desde 30 de Abril de 2010, pela Prefeitura Comunitária de Ipioca conjuntamente com o Instituto ARTJOVEM e Floriano Peixoto Esporte Clube, com a finalidade de criar um memorial ao ex-presidente Floriano Vieira Peixoto.

Neste Segundo Ano, 13 pessoas serão homenageadas. Entre elas estão diversas personalidades Políticos e Empresas, como a TV GAZETA (Organização Arnon de Melo); Dom Antônio Muniz (Arcebispo de Alagoas); Mário Aluísio (Superintendente do IPHAN-AL); Rui Palmeira (Prefeito de Maceió); Fernando Collor de Melo (Senador por Alagoas); Paulo Fernando dos Santos – Paulão (Deputado Federal); RESIDENCE WATERFRONT; Vinicius Palmeira (Secretário Municipal de Cultura); Melina Freitas (Secretaria Estadual de Cultura); Francisco Holanda Filho (Vereador por Maceió); OCARA RESTAURANTE; 59º BMTZ; David Maia (Secretário Municipal do Meio Ambiente). A Solenidade será realizada no próximo dia 25 de Setembro de 2015, ás 16horas no Salão do RESIDENCE WATERFRONT, Situada a rua Hilda Melo Acioli, 270, Praia de Ipioca, Maceió – AL.

O presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Floriano Peixoto Jasiel Pontes destaca a importância da II Edição do Premio Marechal Floriano Peixoto o objetivo é agraciar políticos e empresas da cidade de Maceió capital do Estado de Alagoas, a ideia é estimular os grandes feitos dessas pessoas, visa sobre tudo o fortalecimento do Memorial que homenageia um dos presidentes mais ilustres que a nossa terra já gerou, O Floriano Vieira Peixoto.

Filho do distrito de Ipioca, mais que um ex-presidente brasileiro, Floriano, ao lado do Marechal Deodoro da Fonseca, foi autor de um fato muito importante da história brasileira. A proclamação da República: o sistema que se opôs a monarquia no Brasil e levou nosso país a condição de Estado Moderno, democrático e liberal. Um estado para o bem comum. A República rompe com hereditariedade e o direito divino, para colocar o poder nas mãos do povo.

Floriano Peixoto nasceu na antiga Vila de Ipioca, em 30 de Abril de 1839 numa família pobre, foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Floriano ocupava posições importantes no Exército chegou a presidir a província de Mato grosso como general. No dia da proclamação da República, encarregado da segurança do ministério do Visconde de Ouro Preto, Floriano se recusou a atacar os revoltosos e assim se justificou sua insubordinação, respondendo ao visconde de ouro Preto: “Sim, mais lá (no Paraguai) tínhamos em frente inimigos e aqui somos todos brasileiros!” assumindo a presidência da república em 1981, com a, renuncia de Deodoro da Fonseca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp