O Fato Publicidade 1200x90
15/11/2018 às 11h50min - Atualizada em 15/11/2018 às 11h50min

Mestre e Folclorista Rogers Ayres recebe Comenda Professor Pedro Teixeira da Câmara Municipal de Maceió

Jornalista Raudrin de Lima
Assessoria
Com relevantes serviços prestado ao Folclore Alagoano e Nacional o Professor Mestre Rogers Ayres é homenageado com a concessão da Comenda Folclorista Professor Pedro Teixeira, indicação da Vereadora e futura Deputada Federal Tereza Nelma e aprovado por unanimidade por todos Vereadores de Maceió.
Rogers Ayres tem um vasto curriculum á serviço ao Folclore Alagoano:
1.0 – DADOS PESSOAIS:
 
 
 

Nome Completo:            FRANCISCO ROGERS CAVALANTI AYRES

Filiação:                            Dirceu Ayres do Nascimento Filho
                                            Maria José Cavalcanti Ayres                       
Data Nascimento:          14. 01. 57     
Naturalidade:                  Alagoano
 
 
 2.0 -   FORMAÇÃO ACADÊMICA – TITULAÇÃO:
 
  • Possui graduação em LICENCIATURA PLENA em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA (2º Grau) - Artes Plásticas - pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MACEIÓ - FAFIMA/CESMAC (1989)
  • Graduação em TEATRO (Interpretação Teatral - 2º Grau) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1990)
 
  • Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, através do Programa de Pós – graduação em Artes Cênicas - Minter - da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia com a UFAL.
 
  • Dissertação do mestrado defendida em 23 de julho de 2014:BALÉ FOLCLÓRICO DE ALAGOAS: 39 ANOS DE HISTÓRIA E OS PROCESSOS CRIATIVOS QUE OS TRANSAFORMARAM UMA REFERENCIA NA ESPETACULARIDADE FOLCLÓRICA ALAGOANA”
 
 
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
 
Curso de Pós Graduação no Curso de Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco; Curso de Iluminação Artística no Teatro Deodoro; Cursos de Expressão Corporal e Dança em diversas modalidades em vários eventos culturais pelo Brasil, e Cursos de Folclore em vários Festivais de Folclore no Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
 
 
 
 
3.0 -   ATIVIDADE  DIDÁTICA  OU  TÉCNICO-PROFISSIONAIS:
 
 
 
                               
3.0 -   ATIVIDADE  DIDÁTICA  OU  TÉCNICO-PROFISSIONAIS:
 
3.1 – Professor Concursado da UFAL – Universidade Federal de Alagoas, desde 03 de outubro de 1991, lotado como Professor no Departamento de Artes, onde atualmente ministra disciplinas, para os seguintes cursos:
 
Educação Física / Teatro (Licenciatura em Artes Cênicas) / e Licenciatura em Dança
 
3.2 - Coordenador do Projeto: “OFICINA EXPERIMENTAL DE PERFORMANCES E DANÇAS FOLCLÓRICAS ALAGOANAS”, desde agosto de 2001, com a participação de alunos do Curso de Educação Física, Teatro. E alunos da Rede Estadual de Ensino de Alagoas.
 
 
4.0 -   OUTRAS ATIVIDADES:
 
 
  1. Diretor-Fundador do BALÉ FOLCLÓRICO DE ALAGOAS (GRUPO TRANSART), desde 26 de junho  de  1976.- - Companhia de Danças Folclóricas mais antiga, premiada e famosa de Alagoas.
 
  1. Coordenou Apresentação Folclórica na Bolívia – Santa Cruz de La Sierra - em 1993 (Grupo Transart)
 
  1. Representante de Alagoas na ABRASOFFA (SP) – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato – CIOFF (Comitês Internacionais dos Organizadores de Festivais de Folclore), que é mundial e ligado a UNESCO/ONU, e representante do IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – Secção Brasil).
 
  1. Detentor do Troféu Lagoa Mar conferido pela revista MACEIÓ TRAVEL & TOUR ( abril/96)
 
  1. Representante do Brasil nos Festivais Internacionais de Folclore Mundiais na Itália nos anos de 1996 e 1997, como representante do Brasil.
 
  1. Participou do “lº Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau-SC” em 1998, como representante oficial do Estado de Alagoas e da UFAL, onde obteve presença destacada nas mesas debatedoras da FUNARTE.
 
  1. Coordenador Cultural da “Barraca de Alagoas”, pelo Governo do Estado nas Feiras dos Estados em Brasília, nos anos de 1999 e 2000.
 
  1. Representante do Brasil nos Festivais Internacionais de Folclore de Passo Fundo e Cruz Alta – no Rio Grande do Sul, em 2000.
 
  1. Representante oficial do Nordeste “2° Festival Nacional de Dança de Ponta Grossa – Paraná” e em várias cidades do Paraná em 2000.
 
  1. Representou o Estado de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas no “10º Congresso Brasileiro de Folclore – São Luís do Maranhão”, de 18 a 22 de junho de 2002, sob o tema – “Tradição e Modernidade/ Folclore e Turismo”.  Foi o representante oficial da “Comissão Alagoana de Folclore”.
 
  1. Representou AL no 38º, 40º , 42º 49º e 54º Festivais Nacionais de Folclore da cidade de Olimpia – SP, nos meses de agosto de 2002 – 2004 – 2006 – 2013 e 2018.
 


E AINDA:
 
 
  1.  Representou AL num ciclo de apresentações na Semana do Folclore, em agosto de 2002, nas unidades da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, no Rio de Janeiro.
 
  1. Participou como convidado especial da Festa do 130º Aniversário da cidade de BARRA do Rio Grande, na Bahia, através da UNESCO, em junho de 2003.
 
 
  1. Participou do Projeto DANÇA EM CENA 2003 e da “2ª Mostra Nacional de Dança de Alagoas” nas cidades de Arapiraca e Delmiro Gouveia, e no Teatro Deodoro em Maceió, em setembro de 2003.
 
 
  1. Representou AL no "25º Festival Internacional de Folclore de Caruaru-PE" - 22 a30/11 de 2003.
 
  1. Representante de Alagoas no Festival de Cultura da cidade de      BARRA, na Bahia, em junho de 2003.
 
  1. Professor selecionado com 02 (duas) publicações de trabalhos literários sobre “Folclore Brasileiro” no Anuário Nacional do Folclore Brasileiro, lançado  na cidade de Olímpia – SP, em 10 de agosto de 2003.
 
  1.  Representante oficial do Brasil na Europa - HOLANDA, BÉLGICA, FRANÇA e ALEMANHA - de 02 de maio a 13 de julho de 2005.
 
  1. Representou o Brasil nos Festivais e Mostras Internacionais de Dança de  ARAÇATUBA - BAURÚ - BARETOS /SP e UBERABA - MG, agosto / 2006.
 
  1. "10º FESTIVAL INTER. DE FOLCLORE DE PASSO FUNDO" e "36º Festival Inter. de Folclore de NOVA PETRÓPOLIS-RS" - agosto 2008.
 
  1. Participações Especiais nas comemorações do Mês do Folclore em Ponta Grossa, Castro e Teixeira Soares – no Paraná, em agosto de 2008.
 
  1. Representou o Brasil nos grandes Festivais Internacionais de Folclore da FRANÇA (Martigues e Confolens) de 20 de julho a 30 de agosto de 2010.
 
  1. Representou a região nordeste na Mostra de Cultura da programação cultural da JMJ nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa no Rio de Janeiro, e participou representando o Estado de Alagoas do 49º Festival Nacional de Folclore de Olimpia - SP, em julho de 2013.
 
 
  1.  Destaque especial na matéria cultural da REVISTA ELLE (internacional) - Edição novembro 2013 - "Braziliam Way Of Life" - TESOURO ALAGOANO, por Marcell Maia, Fotos de Bob Wolfenson e produção de Martha Medeiros, com cenários em Marechal Deodoro – AL
 
  1. Apresentações nas aberturas de vários Congressos Nacionais no Centro de Convenções de Maceió e participante do Giro de Folguedos da FMAC, em Maceió - agosto 2015.
 
 
  1.  Participação nas comemorações dos 200 Anos de Maceió com vídeos para a TV, e performance no Palco Oficial em Jaraguá e Benedito Bentes. - novembro/dezembro 2015 e janeiro 2016.
 
  1.  Participação especial no "IVº FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DO CEARÁ" - em Fortaleza, 20, 21 e 22 de novembro 2015.
 
 
 
 
 
Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
 
AYRES, F. R. C.. c) GRUPOS PARAFOLCLÓRICOS UMA REALIDADE NECESSÁRIA NO MUNDO POLICULTURAL DAS SOCIEDADES MODERNAS. In: 49º Festival de Folclore de Olimpia, 2013, Olimpia - SP. c) GRUPOS PARAFOLCLÓRICOS UMA REALIDADE NECESSÁRIA NO MUNDO POLICULTURAL DAS SOCIEDADES MODERNAS. Olimpia - SP: CENTROGRAF. p. 09-25.
 
AYRES, F. R. C.. A POLEMICA DO PARAFOLCLORE. In: 40º Festival de Folclore de Olimpia, 2004, Olimpia -SP. A POLÊMICA DO PARAFOLCLORE. Olimpia - SP: CENTROGRAF, 2004. p. 28-31.
 
Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gif

Descrição: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/ico_relevante.gif

 AYRES, F. R. C.. CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL. In: 39º Festival Nacional de Folclore de Olimpia, 2003, Olimpia - SP. Anuário do 39º Festival de Folclore de Olímpia - SP. OLIMPIA - SP: CENTROGRAF, 2003. p. 60-62.
 
 
Homenagem mais do que merecida a essa grande personalidade alagoana que vem fazendo história na cultura alagoana e sua trajetória vai certamente ficar marcada na história de Alagoas, parabéns Mestre Professor Rogers Ayres.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp