O Fato Publicidade 1200x90
04/10/2018 às 16h40min - Atualizada em 04/10/2018 às 16h40min

CNJ dá 15 dias para Moro explicar divulgação de parte da delação de Palocci

Deputados petistas entraram com representação disciplinar contra o magistrado

O Fato com O Globo
O Globo

BRASILIA - O juiz Sergio Moro , responsável pela Lava-Jato , tem um prazo de 15 dias para apresentar ao corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ ), ministro Humberto Martins , explicações sobre a divulgação de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci . O caso corre em sigilo no conselho.

Os deputados federais petistas Paulo Pimenta (RS), Wadh Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP) apresentaram, no início desta semana, pedido de abertura de um procedimento administrativo disciplinar contra o magistrado. Eles pedem uma punição compatível, que pode ser censura, pena mais branda, até aposentadoria compulsória, a punição máxima. 

Para o líder do PT, “o ato de Sergio Moro é ataque gravíssimo ao processo eleitoral e à democracia”. Ele argumenta que o ex-ministro não apresentou “nenhuma prova” e a divulgação procura tumultuar o processo eleitoral.

Na delação premiada que foi tornada pública,  Palocci afirmou que o PT gastou R$ 1,4 bilhão, mais do que o dobro dos valores declarados à Justiça Eleitoral , nas duas últimas campanhas presidenciais para eleger Dilma Rousseff, em 2010 e 2014. Segundo o ex-ministro, as campanhas foram largamente abastecidas com caixa dois.

Ainda segundo o ex-ministro, a “ilicitude das campanhas” começava nos “preços elevadíssimos que custam”. “Ninguém dá dinheiro para as campanhas esperando relações triviais com o governo”, afirmou ele, que prossegue: “As prestações regulares registradas no TSE são perfeitas do ponto de vista formal, mas acumulam ilicitudes em quase todos os recursos recebidos”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp