O Fato Publicidade 1200x90
30/04/2018 às 00h04min - Atualizada em 30/04/2018 às 00h04min

Câmara presta homenagem ao empresário Benedito Bentes pelo centenário de nascimento

Familiares do empresário que dá nome a um dos bairros mais populosos de Maceió receberam honraria

Niviane Rodrigues/Dicom

A Câmara Municipal de Maceió concedeu, na manhã desta sexta-feira (27), a Comenda Desembargador Mário Guimarães, in memorian, ao empresário Benedito Bentes, durante sessão solene que reuniu familiares, amigos, gestores e políticos no Plenário da Casa. O empreendedor, que dá nome a um dos bairros mais populosos de Maceió, se vivo estivesse completaria no próximo domingo (29), cem anos.

A homenagem do Legislativo Municipal é o reconhecimento ao trabalho realizado por Benedito Bentes em prol do desenvolvimento de Alagoas. O empresário marcou a história no Estado como um empreendedor e visionário, destacando-se no ramo automobilístico e posteriormente por ter levado a eletrificação a todos os municípios alagoanos, como presidente da extinta Ceal (hoje Eletrobrás Distribuição Alagoas).

A honraria foi proposta pelos vereadores Kelmann Vieira (PSDB), Silvânio Barbosa (MDB) e José Márcio Filho (PSDB) e aprovada pelos demais parlamentares.

A sessão foi presidida pelo vereador José Márcio e teve a participação dos vereadores Chico Filho (PP) e Silvânio Barbosa, que falou em nome do Legislativo. O presidente, Kelmann Vieira, não pôde comparecer por motivos de problemas de saúde na família.

Ex-vereador por Maceió, Roberto Farias, que na década de 60 concedeu título de cidadão honorário a Benedito Bentes, destacou a homenagem, considerada por ele “muito justa” e oportuna.

A comenda foi entregue aos filhos do empresário, Marlen, Humberto, Eduardo e Geraldo, que falou representando a família. Lembrou fatos históricos e a vinda do pai de Manaus (AM), onde nasceu, para Maceió. “Ele veio e aqui ficou, amou e continuou amando até o fim de sua vida essa cidade que o recebeu de braços abertos. O empreendedorismo e a visão de futuro foram fatores que, para mim, mais marcaram a vida do meu pai”, disse ao destacar Alagoas como o primeiro Estado da Nação a ter todos os municípios eletrificados, graças a Benedito Bentes. Não é pouca coisa. Foi um comerciante nato, mas antes de tudo uma das pessoas mais agregadoras que eu conheci”, afirmou, agradecendo à Câmara pela homenagem.

Silvânio Barbosa ressaltou a história do empresário e falou sobre o bairro ao qual ele dá nome e onde o parlamentar surgiu como liderança comunitária, líder estudantil, vereador, hoje em seu segundo mandato, e onde mora desde sua inauguração nos idos de 1980, quando à época ainda era um simples conjunto habitacional.

“É o maior bairro da América Latina, que tem seu nome em homenagem a um homem de luta, de resistência, que soube se colocar em prol do desenvolvimento de Alagoas, grande líder, pai de cinco filhos e um grande comerciante”, afirmou Silvânio, ao propor que seja instalado pelo governo do Estado ou o município, um busto de Benedito Bentes na entrada de acesso ao bairro, marcando assim o centenário de nascimento do empresário e os 32 anos do local.

O vereador José Márcio Filho afirmou ser uma honra para ele ter presidido a sessão, destacando a importância de Benedito Bentes para Alagoas. “São 14 anos dedicados como homem público a Alagoas. Esta Casa faz uma justa homenagem para que os alagoanos possam conhecer quem foi Benedito Bentes”, disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp