O Fato Publicidade 1200x90
26/04/2018 às 14h15min - Atualizada em 26/04/2018 às 14h15min

Evento em defesa da liberdade de expressão reúne imprensa e juristas

Evento reuniu jornalistas, juristas e formadores de opinião

O Fato com Rascunho X

Aconteceu no dia de hoje(26), no período da manhã, nas dependências do Maceió Mar Hotel, um ato em defesa da democracia e liberdade de expressão, com o tema “ imprensa livre”, o evento contou com a participação de várias lideranças – em menos de 24 horas organizado pelos veículos de comunicação A Notícia, O Fato, Repórter Mirim e Rede Repórter o evento conseguiu reunir 45 pessoas, podemos destacar a presença do advogado e juiz aposentado Marcelo Tadeu, do procurador de Estado e ex-presidente da OAB/AL Omar Coelho, do representante e diretor da OAB/AL Nivaldo Barbosa, do Coordenador do MCCE Antônio Fernando, do vice-presidente do sindicatos da saúde Alessandro Fernandes, da presidente do Sindicato dos servidores do Tribunal de Contas, além de diversos jornalistas, como: Odilon Rios, Deraldo, dentre outras autoridades.

 

Durante o evento que já contava com a presença do advogado Cleto Carneiro, que defende a jornalista Maria Aparecida, de surpresa apareceu a própria jornalista Maria - que teve sua liberdade física cerceada pelo Juízo da 3ª vara Criminal da Capital, momento - quando - calorosamente o debate ficou mais intenso.

 

JORNALISTA WELLINGTON SENA

 

Wellington Sena diretor do grupo A notícia revelou que é com grande preocupação que encarava as últimas decisões judiciais, em razão da rigorosidade nas medidas tomadas, pois a prisão seria uma exceção durante o curso de um processo, principalmente, quando a penalidade é a detenção e não a reclusão – mas, antecipou que não enxerga com bons olhos o “jornalismo” que invade a intimidade das pessoas.

 

JORNALISTA RAUDRIN DE LIMA

O jornalista Raudrin de Lima em sua fala garantiu que irá lutar pela liberdade de expressão, e que quer fortalecer os meios de comunicação através da criação do Sindicato das Empresas de Comunicação do Estado de Alagoas.

 

ADVOGADO CLETO CARNEIRO

O advogado Cleto Carneiro, expôs tecnicamente o processo, alegando que Alfredo Gaspar é um ser humano responsável, e que crê que professor Alfredo como ele declinou, não tinha conhecimento do pedido de prisão. Mas, assegurou que não houve em nenhum momento coação no curso do processo, portanto, a prisão foi manifestamente contra as provas e a realidade dos fatos.

 

JUIZ APOSENTADO E ADVOGADO MARCELO TADEU

O advogado Marcelo Tadeu defendeu os direitos civis e garantias fundamentais, asseverando que houve um ato extremo, com excesso, por parte do judiciário – revelou ainda que já foi perseguido por cumprir o seu papel como juiz criminal.

 

ADRIANO ARGOLO

O advogado Adriano Argolo revelou que o sistema de colegiado é ilegal e deve continuar sendo combatido, alegou que já foi vítima de comentários não condizentes com a verdade no blog da própria Maria Aparecida, mas sequer representou Aparecida, pois é um defensor da liberdade de expressão, e como pessoa pública está preparado para ouvir críticas. Fez um discurso descontraído levando o público presente a aplaudir várias vezes a sua fala.

 

DÊVIS KLINGER DO REPÓRTER MIRIM

 

O especialista em direito penal Dêvis Klinger, revelou que as notícias envolvendo seja lá quem for - precisam ser feitas com responsabilidade, e disse ainda, que pode não concordar com as manifestações de pensamento dos colegas, mas defenderia até a morte o seu direito em dizê-las. 
 

ADVOGADO LUCAS BOMFIM

O advogado Lucas Bomfim fez um apanhado técnico da decisão arbitrária do ponto de vista jurídico, garantindo que houve ilegalidade na decisão da prisão processual.

ADVOGADO OMAR COELHO

O advogado e procurador de estado Omar Coelho revelou sua preocupação com a decisão de prisão preventiva, já que se trata de crime de menor potencial ofensivo e que na sua opinião não houvera coação no curso do processo, apenas um vídeo onde a jornalista exerce sua profissão que é de informar a sociedade e seus seguidores - alegando - ela -  que não tinha medo de processo - mostrou-se preocupado com o rumo das decisões de tentativa de censura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp