O Fato Publicidade 1200x90
19/08/2017 às 17h17min - Atualizada em 19/08/2017 às 17h17min

SBT completa 36 anos lutando pelo segundo Lugar em audiência

DAVID HERNANDES - Radialista e blogueiro

Há 36 anos entrava no ar o Sistema Brasileiro de Televisão! , e logo nas primeiras semanas já era a segunda maior emissora em termo de audiência no Brasil.

Sua programação popularesca conquistou a classe C, D e E. Bozo era o "rei das manhas", à noite eram reservadas as novelas mexicanas importadas da TELEVISA dentre elas a de maior sucesso e que é lembrada até hoje, os ricos também choram. Sucesso que continuou nos anos 90 com Simplesmente Maria, Carrossel e com a trilogia das Marias todas protagonizadas por Thalia, que causou furor ao vir ai Brasil.

Durante a década e 80 com exceção da Globo nenhuma outra emissora era pareô para o SBT, seus programas de auditório prendiam o publico. Flávio Cavalcanti debatia assuntos sérios e ao mesmo tempo quebrava discos de artistas que considerava descartáveis,Moacir Franco comandava um programa família intitulado A Mulher é um Show ,Jota Silvestre dizia se estava Absolutamente certo!

Em 1886 querendo um publico mais classudo e consequentemente mais anunciantes, mesmo tendo bastante audiência seu anunciantes não eram de renome, pois as marcas não queriam ver seus nomes associados a uma classe financeira baixa. Foi desse principio que o olho de mestre de Silvio Santos contratou a rainha da televisão Hebe Camargo

Aos Domingos era a total gloria da emissora! , Silvio era líder absoluto começando às 11 da manhã com domingo no parque e só encerrando às 22 horas com o termino do show de calouros.

Mas nem tudo foram flores para o SBT, nos anos 90 com o plano Collor o canal de Silvio Santos o fazendo demitir centenas de funcionários e tendo que reduzir programas e reciclar cenários.

Até 1997 a emissora se situava na Vila Guilherme e os programas de auditório no Teatro Silvio Santos no bairro do Carandiru, que constantemente ficava alagada pelas chuvas na região, em um dessas enchentes o SBT perdeu boa parte de seu acervo. Fazendo Silvio tomar a decisão de construir em outro local a nova sede do SBT onde nasceu o CDT. Até hoje o maior centro de televisão do país.

Hoje aos 36 anos o SBT não é mais líder absoluto, vive brigando pelo segundo lugar com Record, mas mantendo seu ar popularesco que cativa o público.  As novelas mexicanas ocupam o horário da tarde, e a esposa de Silvio Santos a Sra. Iris Abravanel é a responsável pelas novelas na maioria infantis que tem a missão de combater as tramas bíblicas as exibidas pela Record. Já Ratinho é o carro chefe da noite obtendo sempre quase dez pontos de ibope.

Os domingos não são mais os mesmos da década de 80 e 90, pois o SBT tem perdido constantemente só tendo êxito quando Silvio entra no ar às 20 horas com seu tradicional programas Silvio Santos e sendo hoje na emissora o único a conseguir mais de 11 pontos em audiência. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp