O Fato Publicidade 1200x90
05/07/2017 às 10h20min - Atualizada em 05/07/2017 às 10h20min

Primeira pesquisa eleitoral mostra disputa para Governo e Senado em Alagoas

O Fato com Agência Cadaminuto

A primeira pesquisa registrada para a corrida eleitoral de 2018 revela que o governador Renan Filho (PMDB) conta com 37% das intenções de voto e mantém uma vantagem de 11% em relação ao segundo colocado, o prefeito da capital, Rui Palmeira (PSDB).

Empate triplo e crescimento de Marx Beltrão no Senado

Na corrida para o Senado, há um empate técnico entre Renan Calheiros (PMDB), Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Marx Beltrão (PMDB). Com 27%, o senador Renan Calheiros (PMDB) apresenta ligeira vantagem para os concorrentes mais tradicionais da disputa majoritária, como ex-governador Teotônio Vilela (PSDB), 26%, e o senador de mandato Benedito de Lira (PP), 20%.

A novidade é a consolidação do deputado federal e ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB), como forte candidato à segunda vaga do Senado, com 25%. O ministro vem se firmando como a nova opção, mais notadamente no segundo voto, cenário onde lidera.

A pesquisa revela também o forte potencial de transferência de voto do ministro em suas bases. Numa eleição dupla para o Senado, tal fator pode ser determinante para o sucesso da candidatura do senador Renan Calheiros. Isso pode ser o motivo para aproximar o deputado federal, agora ministro, do senador Renan Calheiros, tendo como ponte o Palácio República dos Palmares, pela afinidade que têm Marx Beltrão e Renan Filho.

Dilema

Os números também explicam o dilema vivido pelo grupo do prefeito Rui Palmeira, que incentiva sua candidatura ao Governo do Estado. Muito embora, o desenho atual aponte para uma disputa equilibrada com o governador Renan Filho.

Rui poderia, então, concorrer ao Senado. Tal alternativa esbarra nos interesses de seus dois principais aliados, o senador Benedito de Lira e o ex-governador Teotônio Vilela, vivos e com chances reais na disputa.

Pesquisa

Registrado no TRE-AL com o número 06664, o levantamento aplicou 1800 entrevistas em Maceió, na Região Metropolitana, no Agreste, no Sertão, no Baixo São Francisco e no Litoral Norte, entre os dias 29 de junho e 1° de julho, com margem de erro de 2,31% e confiança de 95%.

A pesquisa, enfim, revela um alagoano satisfeito com seu governador, assim como o maceioense com seu prefeito.

O eleitor parece aprovar o perfil mais executivo e menos político do jovem governador, reconhece avanços na segurança pública, na saúde, e notadamente no controle dos gastos públicos.

Estes e outros dados serão divulgados ao longo da semana, com exclusividade pelo Cada Minuto.

Compset

Sediada em Salvador, a Compset atua há 11 anos nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas, no segmento de pesquisa de mercado e opinião. A parceria entre o Portal Cada Minuto e Compset prevê a realização de pesquisa a cada dois meses.

 Os cenários foram definidos com base em candidaturas declaradas publicamente e será incluido o nome de qualquer candidato que anunciar candidatura para estes dois cargos.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp