O Fato Publicidade 1200x90
30/07/2015 às 09h22min - Atualizada em 30/07/2015 às 09h22min

Cirurgiões realizam transplante de duas mãos em uma criança pela primeira vez no mundo

Cirurgiões nos EUA transplantaram com sucesso duas mãos de doadores a um menino de oito anos, chamado Zion Harvey, depois que ele teve suas mãos amputadas devido a uma infecção grave.

O Fato com Agência Jornal Ciência - O Fato com Agência Jornal Ciência
Agência Jornal Ciência

Esta é a primeira vez que o procedimento foi realizado em uma criança, apenas quatro anos depois de ter sido feita pela primeira vez, pela mesma equipe cirúrgica, em um paciente adulto.

"Eu tomei a decisão do procedimento médico, mas em última análise, a decisão de ter a cirurgia foi de Zion", disse a mãe, Pattie Ray. "Ele queria fazer o que outras crianças fazem sem tantos problemas".

Há alguns anos, Zion contraiu uma infecção grave de origem desconhecida que exigiu a amputação de suas mãos e seus pés, e, mais recentemente um transplante de rim. Em contrapartida, quando ele foi receber o transplante renal, a medicação de antirrejeição que ele tomou, o transformou em um candidato forte para receber um transplante duplo de mãos. Apenas três meses depois de ter sido colocado na lista de espera, um doador apareceu. O procedimento foi realizado no início deste mês por uma equipe do Hospital Infantil da Filadélfia (CHOP), com cirurgiões da Penn Medicine.

"A cada ano, há apenas 15 crianças, com base nos bancos de dados, que seriam elegíveis para doarem mãos", disse o cirurgião-chefe, L. Scott Levin, presidente do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Penn Medicine e diretor do Programa de Transplante de Mão CHOP. "Quando se fala sobre a doação de órgãos, os médicos se aproximam de famílias em um momento terrível, como a perda de uma criança. Então, o fato de Zion ter sido colocado na lista de espera para receber a doação das mãos em abril e três meses depois aparecer um doador, é uma história notável por si só", completou.

O procedimento cirúrgico de 10 horas foi realizado por uma equipe de 40 médicos de diferentes especialidades. Quando uma equipe conseguiu fazer o sangue fluir dos membros de Zion para suas novas mãos, eles transplantaram os nervos, músculos e tendões. "Esta cirurgia foi o resultado de anos de formação, seguido de meses de planejamento e preparação por uma equipe notável. O sucesso do primeiro transplante de mão bilateral da Penn em um adulto, realizada em 2011, deu-nos uma base para adaptar as técnicas intrincadas e os planos coordenados necessários para realizar esse tipo de procedimento complexo em uma criança. CHOP é um dos poucos lugares no mundo que oferecem os recursos necessários para superar os limites da medicina e mudar a qualidade de vida de uma criança”, disse Levin, em um comunicado de imprensa.

Zion, que também tem duas pernas protéticas, passou as últimas semanas se acostumando com suas novas mãos, e como é possível ver no vídeo abaixo, elas parecem perfeitas. Ele já é capaz de segurar objetos e está passando por fisioterapia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp