O Fato Publicidade 1200x90
31/05/2017 às 09h01min - Atualizada em 31/05/2017 às 09h01min

Arcebispo emérito de Maceió, Dom José Carlos morre aos 86 anos

O Fato com Agência

A Arquidiocese de Maceió emitiu comunicado em que lamenta a morte do arcebispo emérito, Dom José Carlos Melo, na noite dessa terça-feira, 30 de maio, às 18h45, no hospital Unimed, na cidade de Maceió.

Na noite da quinta-feira, 25, o arcebispo emérito, que já apresentava um quadro de saúde fragilizado, deu entrada na UTI do Hospital, no bairro Farol. Na tarde da terça-feira, houve uma agravamento no quadro clínico, que o levou a morte no início da noite.

"Em todas as atividades que exerceu como bispo, Dom José Carlos sempre se mostrou zeloso e dedicado, revelando extremado amor a Cristo e à Igreja. Por fidelidade tão grande, ser-lhe-á dada agora 'a coroa da justiça', reservada para os justos que depositaram sua confiança no Senhor", declarou a Arquidiciocese, no comunicado.

"Aos familiares e amigos de Dom José Carlos, a Arquidiocese de Maceió expressa sua solidariedade fraterna. Conforte a todos a fé cristã que nos faz crer na vitória de Cristo sobre a morte, certeza de nossa ressurreição", afirmou ainda.

O arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, realizará a Missa Exequial, às 16h, na Catedral, e em seguida haverá o velório e sepultamento.

O velório ocorre na Capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no bairro Farol, até às 13h. Em seguida, será realizado o translado do corpo até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, onde serão prestadas as últimas homenagens. E às 16h, haverá a celebração das Exéquias e em seguida sepultamento no Altar da Sagrada Família, na Catedral Metropolitana.

Dom José Carlos Melo nasceu no dia 04 de junho de 1930 em Codó, no Maranhão. Integrou a Congregação da Missão (Lazaristas), onde professou os votos com quase vinte anos de idade. Foi ordenado sacerdote cinco anos mais tarde na cidade de Petrópolis (RJ). Em 10 de julho de 1991 foi ordenado bispo, em São Luiz (MA). Em 02 de junho foi nomeado Arcebispo Auxiliar de Salvador (BA) e em 28 de agosto de 2000 foi nomeado coadjutor de Maceió.

No dia 03 de julho de 2002, Dom José Carlos, assumiu o pastoreio da Arquidiocese de Maceió e seguiu no cargo até o dia 22 de julho de 2006, após anunciar a renúncia ao cargo devido à idade.

Fonte: Com assessoria

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp